Bush no Brasil e o tal do ethanol (ou será etanol?).

Hoje todos os jornais comentam a respeito da visista visita do presidente norte-americano George W. Bush. Uma visita conturbada com várias manifestações contra o tal presidente. Um dos motivos da visita (e talvez o principal motivo das manifestações, não só aqui mas no planeta todo…), é o sempre tão necessário para tudo lá nos EUA: combustíveis. Caso interessante que li é que ao contrário do Brasil, que já substiuiu 45% das suas necessidades de gasolina pelo álcool (que é um combustível renovável e menos poluente que a gasolina), o país de nosso ilustre visitante só substituiu 3% de suas necessidades. Outra coisa que me chamou a atenção foi que alguns dos acordos eram sobre biocombustíveis e outro sobre um tal de ethanol?… Mas o que é ethanol? Bom como não sou entendido nesses assuntos globais de discussão a respeito de combustíveis, fui fazer uma pesquisa básica para compartilhar aqui no blog. Veja os resultados a seguir:

  • No Google uma pesquisa nas páginas em português pela palavra “ethanol” nos retorna nada mais, nada menos que 121.000 páginas localizadas com relação a tal palavra 🙂 .
  • Logo no primeiro link aparece uma conexão com a página da Wikipédia . Bom apesar das diversas discussões causadas esta semana a respeito da integridade dos seus artigos, a resposta que a enciclopédia digital nos dá é a seguinte: ops! não aparece nada! Mas pelo jeito a forma correta de se escrever ethanol em nossa lingua pátria é etanol (sem o “h” 🙂 ). Bom graças a interatividade da Internet e graças aos colaboradores da Wikipédia, existe uma referência ao tal verbete (coloquei abaixo um pequeno trecho texto):

“O Etanol (C2H5OH), também chamado de álcool etílico, é uma substância obtida da fermentação de açúcares, comumente utilizado em bebidas alcólicas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na perfumaria. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão, constituindo assim um mercado em ascensão para o etanol obtido de maneira renovável é o estabelecimento de uma indústria de química de base, sustentada na utilização de biomassa de origem agrícola e renovável.”

Resumindo, o tal do ethanol ou etanol nada mais é que o álcool… 🙂

Atualizando:

Ainda nesta linha dos biocombustíveis, li recentemente uma matéria que explicava outra forma de geração de energia renovável: “Casca de limão”. Pois é, além de tomar uma bela limonada, quem sabe logo, logo, vamos poder passear em nossos veículos movidos a casca de limão… veja a reportagem completa
clicando aqui

Referências:

  1. http://g1.globo.com/Noticias/0,,IIF2343-5599,00.html
  2. http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL10049-5599,00.html
  3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Etanol
  4. http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u90130.shtml


Technorati : , , , ,

This entry was posted in Meio Ambiente, Trânsito, Transportes and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *