Os doze alimentos mais saudáveis…

Seguindo essa moda de listas, rankings, o blog mais famoso, a garota mais bonita, o cara mais feio, o mais rápido, etc… assisti a mais um nesta sexta-feira (10/08/2007) no Globo Repórter. Com vocês a lista dos 12 alimentos mais saudáveis… :-)

Arroz e Feijão é muito bom!...

- Prato de Internauta: Comer emoticons é sempre bom…! :-?

Qual o melhor alimento, o mais saudável? Na feira ou no mercado, essas são perguntas que todos fazem. Difícil decidir. Para ajudar na escolha, o Globo Repórter pediu que 12 centros de pesquisa em nutrição de universidades do país escolhessem os alimentos mais saudáveis para o brasileiro. Cada entidade enviou uma lista com dez itens.

Participaram as universidades federais de São Paulo (Unifesp), Minas Gerais (UFMG), Rio de Janeiro (UFRJ), Brasília (UnB), Maranhão (UFMA), Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Norte (UFRN) e Rio Grande do Sul (UFRGS), além da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul.

Da consulta, surgiram 12 listas diferentes, mas com muitos alimentos em comum. O resultado revela uma grande preocupação dos pesquisadores brasileiros em indicar alimentos simples, tradicionais e saudáveis.

Os 12 mais votados foram:

1º lugar: feijão
2º lugar: arroz
3º lugar: leite
4º lugar: laranja
5º lugar: peixe
6º lugar: couve, carne vermelha, banana e milho
7º lugar: tomate, pão e mandioca

Notei que hoje em dia as pessoas comem bem menos arroz e feijão do que antigamente. As vezes nem sequer pegam o arroz ou o feijão… uma coisa que para mim não faz sentido nenhum, pois não vivo sem comer arroz e feijão em pelo menos uma refeição do dia… :-)

Ah! E se quiser assistir ao programa clique aqui… :-)

Fonte: Globo Repórter: “Os Campeões da Nutrição


1 Response to “Os doze alimentos mais saudáveis…”


  • gostei do artigo.

    gostaria saber se é correcto comer arroz com peixe. é que ouvi de um canal de tv que era errado fazer este de alimentação.

    preciso de esclarecimento.

    atenciosamente,

    Rafel

Leave a Reply

*