Beba Chá e seja feliz!

Tá afim de tomar um chá verde?

Chá verde.
- Nesse frio, um chá vai muuuiitto bem… :-)

Que frio! Dias de inverno, frio e a vontade de aquecer o corpo me fez voltar a uma velho hábito: tomar chá verde. Claro que existem outras opções que também me agradam, como um bom chocolate quente, café ou um tradicional café com leite…

Um dos motivos de ter adotado a mania de tomar chá foram mesmo a praticidade, rapidez e simplicidade para fazer-lo – só preciso esquentar a água e colocar o saquinho do chá (como não adoço, não preciso colocar açúcar… :-) ).

A origem do chá e seus benefícios são conhecidos desde os tempos do egito antigo (fico imaginando como tomar chá quente num deserto… :-) ) mas a origem do chá verde é composto da planta Camellia sinensis, tem origem lá na China e se popularizou pelo Japão e depois pelo mundo afora, conforme diz a Wikipédia:

[...]Originalmente da China, o chá foi levado ao Japão através de monges que viajavam entre os dois países. Curiosamente, o chá verde foi o único chá que se popularizou no Japão, mas foi de maneira única, tornando-se a bebida mais consumida do país, superando refrigerantes e bebidas alcoólicas.
O chá verde também é produzido em outros países da Ásia, inclusive em produtores tradicionais de chá preto, como Índia e Ceilão, mas com técnicas diferentes das japonesas.[...]

E porque o chá verde se chama chá verde? Simples essa a Wikipédia também responde:

É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.

E o chá verde faz bem para a saúde? Sim faz muito bem por sinal. O Dr. Filippo Pedrinola cita:

[...] Esse chá é rico em flavonóides, substâncias antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.

A prevenção de câncer promovida pelo chá verde é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores. Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sangüíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol, e à melhora das condições das artérias.

E os benefícios para a pele? Estudos recentes descobriram que o chá verde em creme melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B. Ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a planta do chá verde (Camellia sinensis) é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.[...]

YouTube também é cultura! Achei uma reportagem que complementa o assunto:

Fontes:


3 Responses to “Beba Chá e seja feliz!”


  • OLÀ
    Agradeço pelas informaçãoes, agora só falta ver se irei me adaptar ao sabor, assim logo já o adotarei no cardápio…

    http://intestinopreguicoso.blogspot.com/

  • OLÀ
    Agradeço pelas informaçãoes, agora só falta ver se irei me adaptar ao sabor, assim logo já o adotarei no cardápio…
    http://www.intestinopreguicoso.blogspot.com/
  • Boa tarde pessoal!

    Meus parabéns ao autor deste maravilhoso artigo!
    Também escrevo para informá-los sobre a QUINARÍ, uma empresa que dispõe de uma enorme variedade de chás. São mais de 90 tipos, todos 100% puros e de ótima procedência. A QUINARÍ é referência nacional neste segmento! Afinal, vende seus chás para todo o Brasil há anos através de sua loja virtual – bem elaborada e de fácil navegação! Visite-os:

    http://www.quinari.com.br
    (Categoria Chás)

    Sempre compro meus chás lá!
    Ah, eles também vendem diversos tipos de óleos essenciais, óleos carreadores, extratos, etc!
    Entregam em sua casa…em qualquer lugar do Brasil!

    Abraços

Leave a Reply

*