Vai um cafezinho aí?

O café faz bem à saúde?!

Café é bom!

– Vai um cafezinho ai?! Huuummm 🙂

Garfield também toma café...Sabor: Quem não gosta de uma boa xícara de café? Eu gosto e muito, aliás se não tomar cuidado acabo tomando litros de café em um único dia. Até passei por uma época que tive que me “controlar” para evitar as “altas” doses que estava consumindo diariamente, como dizem tudo que é feito em excesso pode ser prejudicial a nossa saúde, e claro que o cafezinho nosso do dia-a-dia não foge a esta regra.

Mas a questão aqui é sobre os benefícios do consumo do café: Será que tomar café, claro que em doses moderadas 🙂 , traz algum benefício ao nosso bem estar? Um pequeno artigo que encontrei na Revista Época traz alguns comentários interessantes a respeito desta tão brasileiríssima bebida:

Café forte faz bem, garante especialista italiana

O café é bom para a saúde e, quanto mais forte, melhor, é o que garante a italiana especialista em dietas Chiara Trombetti, da cidade de Bergamo, no norte da Itália. Segundo ela, o café contém antioxidantes e tanino, substâncias benéficas ao coração e às artérias.

Trombetti defende que o café pode aliviar dores de cabeça, ajudar a evitar problemas de fígado como a cirrose, e também a melhorar a circulação no coração. De acordo com ela, a bebida pode ainda, reduzir o risco de ataques de asma.

A especialista aconselha que as pessoas tomem café expresso para conseguir maiores benefícios. Apesar disso, ela admite que a bebida não é indicada para todas as pessoas.

Ingerir café em excesso pode, entre outros efeitos, aumentar o nervosismo e os batimentos cardíacos, e causar tremores nas mãos. Grávidas, pessoas que sofrem com problemas cardíacos ou úlceras estomacais, não devem abusar da bebida.

Para pessoas que não se enquadram nessas categorias, a estudiosa aconselha no máximo quatro xícaras por dia.

Outro artigo no site da EMBRAPA, cita alguns resultados obtidos a respeito do consumo do café:

[…] Pesquisas científicas realizadas no Brasil, Estados Unidos, Japão e Europa vêm mostrando que o café possui propriedades medicinais importantes. Além disso, são poucas as pessoas que sabem que o produto é mais rico em minerais que bebidas isotônicas e que contém nutrientes importantes para a saúde. […]

[…] A ciência está desmistificando a fama do café como uma planta psicotrópica (efeito associado à presença de cafeína) – diz Roberto Passarinho, gerente adjunto técnico da Embrapa Café, ao considerar o simpósio de Londrina, como o fórum ideal para discutir o assunto. Segundo ele, a idéia antiga de que o café era composto apenas de cafeína é responsável por este preconceito de que a bebida é nociva à saúde, como excitante e causador de dependência.

Hoje os pesquisadores sabem que, administrado em doses moderadas (3 a 4 xícaras de café por dia), a cafeína não oferece risco à saúde humana. Estudos realizados nas últimas duas décadas mostram que a cafeína estimula naturalmente a atenção, a concentração, a memória e o aprendizado escolar.

Pesquisas recentes mostram também que os ácidos clorogênicos e serotoninas, substâncias presentes no café, após a torrefação, possuem relevantes efeitos antioxidantes, que podem prevenir males como as doenças cardiovasculares, câncer de cólon e outros. Mas o que realmente está surpreendendo os cientistas é o fato de que estas substâncias atuam no sistema nervoso central, modulando o estado de humor e, desta forma, prevenindo a ocorrência da depressão e suas conseqüências (tabagismo, alcoolismo, consumo de drogas e suicídio). […]

Saideira: … é parece que um cafezinho de vez em quando realmente faz bem a saúde, além de ser muito saboroso e agradar ao nosso paladar. Lembre-se: beber com moderação de três a quatro xícaras no máximo e claro, cuidado com o excesso de açúcar no seu café! 😆

Fontes:

This entry was posted in Café, Qualidade de Vida, Saúde and tagged , , . Bookmark the permalink.

1 Response to Vai um cafezinho aí?

  1. Pingback: Vivendo e aprendendo sempre… » Blog Archive » Cafezes: Êta cafezinho bom esse aí!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *