Dicas para dormir bem.

Quer dormir bem?! Então mude seus hábitos!

Dorme Bem Baby!

– Ahhh! Mas que soninho bom… 🙂

Depois que descobriram o fogo, a energia elétrica, inventaram a lâmpada, a televisão e agora a internet o homem nunca mais teve o hábito de ir dormir quando escurece, alguns chegam até a passar as noites em claro, rotina muito comum com os aborrescen adolescentes de hoje. Ficam a noite toda acordados e plugados em MSN, Orkut, games online, blogs 😛 , etc.. e no dia seguinte ficam o dia todo sem disposição para nada. Essa é a realidade atual, mas como mudar isso?! Só com muita conversa e paciência para convencê-los… 😉

Para auxiliar na boa manutenção do sono seguem algumas dicas apresentadas no Globo Repórter, cujo tema principal era justamente sobre a qualidade do sono. Segue ai…

Os 10 mandamentos para uma noite feliz

Relaxar e mudar aqueles hábitos que são inimigos do bom sono. Se você prestar atenção, é fácil e dá certo.

1º – Estabeleça uma rotina – Ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias – mesmo no fim de semana – é um jeito de se acostumar a dormir na hora certa.

2º – Calma à noite – Trabalhar ou comer na cama tira o sono. Estabeleça um limite de uma hora antes de dormir para as atividades pouco relaxantes, como conversas animadas e internet.

3º – Evite sonecas durante o dia – O cochilo depois do almoço é saudável e garante o descanso necessário para enfrentar o trabalho no resto do dia. Mas, se passar dos 40 minutos, pode prejudicar o sono à noite.

4º – Excesso de luz – A luminosidade prejudica a produção de melatonina, hormônio que induz ao sono e só é produzido no escuro. Se acordar no meio da noite, procure manter os olhos fechados.

5º – Demorou? Paciência! – Se não conseguir adormecer em 15 minutos, é melhor levantar, ler um livro ou escutar música suave. Volte para a cama quando se sentir sonolento.

6º – Dê tempo à digestão – O processo digestivo demora de duas a três horas. Se você comeu pesado, espere para deitar. E lembre: café, chá preto, refrigerante, bebida alcoólica e cigarro tiram o sono!

7º – Tome um banho quente – Isso aumenta a temperatura do corpo, relaxa os músculos e facilita o sono mais profundo.

8º – Movimente-se! – Exercícios físicos com regularidade ajudam a dormir melhor. Mas evite ginástica ou esportes perto da hora de dormir. A descarga de adrenalina provocada pela ginástica pode causar insônia.

9º – Não leve problemas para a cama – Para muita gente, anotar num caderno todas as preocupações uma hora antes de dormir ajuda a aliviar a cabeça.

10º – Cama não é poltrona, foi feita para dormir – Quem passa muito tempo deitado acaba sem sono.

Ah! Além das dicas o programa também comenta a respeito dos distúrbios do sono, ronco e apinéia. 🙂

Durma bem e seja feliz! 😆

Fonte:

This entry was posted in Qualidade de Vida, Saúde and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *