Você sabe o que é a CPMF?

Impostos, impostos e mais impostos… :-(

Pensa Brasil!

- Brasil, mostra a tua cara; Quero ver quem paga; Pra gente ficar assim!

Imposto “highlander“? :-? : O que era para ser “provisório”, de novo sobreviverá sucumbirá em nossos bolsos. Conforme informa a Agência Brasil:

Brasília – Desde que passou a vigorar, em 1997, a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) foi prorrogada três vezes. No próximo mês de dezembro, vence mais um prazo de vigência da contribuição. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) aprovada ontem (19) em primeiro turno na Câmara dos Deputados prorroga pela quarta vez a CPMF, desta vez até 2011.

O que é a CPMF? O propósito original da CPMF, quando foi elaborada em 1997, era de que os recursos arrecadados fossem destinados integralmente a investimentos na área da saúde. Depois, o dinheiro passou a ser utilizado também na Previdência Social e no Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. No entanto, um levantamento do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Unafisco) aponta que, desde que foi criada a CPMF, 18% de sua arrecadação ficou com o Tesouro Nacional, sendo usada para outros fins. Inicialmente, a alíquota era de 0,20%. Mas, em 1999, quando foi decidida a primeira prorrogação da contribuição, passou para 0,38%. Entre junho de 2000 e março de 2001, a alíquota do imposto caiu a 0,30% e a partir daí houve novo aumento, para 0,38%, percentual atualmente cobrado.

Momento “Eu tenho esperança no Brasil” :-) : Onde serão aplicados os recursos desse dinheiro?

A taxação de 0,38% da CPMF sobre as movimentações bancárias está distribuída da seguinte forma:

  • 0,20% é repassada para a área de saúde;
  • 0,10% para a Previdência Social
  • 0,08% para programas de erradicação da pobreza.

Curiosidade: Desde que foi criada, em 1996, a CPMF já arrecadou R$ 203 bilhões, segundo o Tesouro Nacional. 8O

Fontes:


2 Responses to “Você sabe o que é a CPMF?”


Leave a Reply

*