Você sabe o que é o Bullying?

Bullying? O que é isso? 😕

"bullying"

– Coisa feia esse tal de “bullying”… 🙁

Não é brinquedo não! O Bullying é um termo em língua inglesa que tem sido utilizado aqui no Brasil para representar comportamentos anti-sociais e agressivos em ambiente escolar. Sabe aquelas “brincadeiras” que as crianças costumam fazer de colocar apelidos, xingar ou fazer travessuras com um colega de sala de aula? Pois é, as vezes a coisa extrapola os limites e o que parecia uma “brincadeirinha de criança” acaba por se tornar prejudicial, acarretando problemas como baixo rendimento escolar, problemas de auto-estima, angústia e depressão. O Centro Multiprofissional de Estudos e Orientação sobre o Bullying Escolar (Cemeobes) define a respeito do termo Bullying:

Universalmente, o bullying é conceituado como sendo um “conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento, e executadas dentro de uma relação desigual de poder, tornando possível a intimidação da vítima”.

Ridicularizações, intimidações, apelidos pejorativos, ameaças, perseguições, difamações, humilhações, são algumas das condutas empregadas por autores de bullying.

Quais são os critérios para identificação do Bullying? Ações repetitivas contra mesma vítima, num período prolongado de tempo; desequilíbrio de poder, o que dificulta a defesa da vítima; ausência de motivos que justifiquem os ataques; além de uma série de sentimentos negativos mobilizados e seqüelas emocionais, resultantes para aqueles que são vitimados.

CyberBullying? Com o acesso facilitado as novas tecnologias como telefones celulares, cameras e principalmente Internet, surge um novo termo para o Bullying, o CyberBullying. Da mesma forma que acontece no mundo real, ações de agressão são realizadas por meio de sites, sites de relacionamentos como o Orkut, Blogs, Fotoblogs, MSN, as vezes sendo até muito mais violentos pois existe a sensação de impunidade e anonimato pelos praticantes do CyberBullying.

Participe!

Veja mais em:

This entry was posted in Comportamento, Educação, Escola, Você Sabia? and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

1 Response to Você sabe o que é o Bullying?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *