Alimente-se sem rotina…

Quer cuidar mais de sua saúde, saia da rotina…

Varie Bem!

– Diversifique sua alimentação! 🙂

Estranho não? Desde quando sair da rotina pode melhorar a alimentação? Não seria ao contrário? Calma que eu já explico…

A industrialização e a produção em grande escala de alimentos tem empobrecido a absorção de nutrientes pelo nosso corpo. A explicação é bem simples: nossos avós, bisavós, tataravós, etc… comiam uma variedade bem maior de alimentos ao longo do ano, pois o cultivo simplesmente obedecia as estações do ano, hoje com a modernização das formas de cultivo e da industrialização dos alimentos, é possível comer durante o ano todo qualquer tipo de alimento, e é aí que mora o perigo, comemos sempre a mesma coisa! Hoje segundo aconselheira da Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Regina Miranda:

[…] Segundo ela, atualmente, há uma padronização dos alimentos por causa, principalmente, dos industrializados, o que empobrece a alimentação.

Ela acrescenta que, enquanto os humanos ancestrais comiam cerca de 75 tipos de alimentos durante o ano, hoje, com a produção em grande escala, a dieta do ser humano situa-se entre 12 e 18 itens no ano.

Miranda criticou os suplementos alimentares, vendidos para suprir a falta de nutrientes de outros produtos industrializados. De acordo com ela, o organismo humano não está preparado para receber as substâncias isoladamente.

Ela diz que os produtos industrializados e a ingestão em excesso de açúcar, gordura e sal têm gerado efeitos negativos sobre a saúde humana, como obesidade, cardiopatias (doenças no coração), depressão e anemia.

Também fez um alerta sobre o consumo de produtos que contém glutamato monossódico, como os “salgadinhos” de pacote. A substância, acrescenta, deve ser evitada por despertar um comportamento alimentar compulsivo.

“A pessoa come sem aquela sensação natural do organismo humano de dizer: estou satisfeito, chega de comer”.

Na opinião dela, é importante ampliar as discussões sobre a alimentação para o modelo de produção brasileira. “Podemos plantar, vitalizar as pequenas agriculturas e nos alimentar muito bem. Mas tem que ter distribuição da terra, crédito e segurança para quem está no campo produzindo esses alimentos.” […]

Então não basta somente comer aqueles alimentos saudáveis que você gosta, tem que variar o cardápio, ou seja… saia da rotina! 😆

Fonte:

This entry was posted in Alimentação Saudável, Qualidade de Vida, Saúde and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *