Farra do boi: Bicho Homem ou Homem Bicho?

Quem são os verdadeiros animais? 😕

Farra do Boi

Creative Commons License photo credit: Roberto Warken

Moro há pouco tempo aqui em Santa Catarina e uma das coisas que mais me chamaram a atenção é uma tradição dessa região mais restrita as cidades próximas ao litoral: a tal “farra do boi“.

É impressionante a maneira que a população trata dessa “tradição cultural” como se fosse uma celebração “comum”, eu digo isso pois não consigo compreender qual é a “graça” em confinar um boi por dias, sem comer, nem beber e depois soltá-lo pelas ruas para torturá-lo com paus, facas, pedras e tudo o mais que for imaginável para judiar do pobre animal que sofre até o seu último suspiro.

O pior dessa história é que os praticantes deste ato de terrorismo não sabem nem sequer explicar o motivo da farra, o fazem por puro prazer, e antes que você pense que são pessoas “ignorantes”, afirmo que não… pessoas de todas as classes sociais e intelectuais, o lavrador, o empresário, o político, cidadãos acima de qualquer suspeita, esperam o ano todo para poder “farrear” nesta época, impressionante não?! 😯

Dizem os mais entendidos que trata-se de tradição religiosa, alguns utilizam essa “brincadeira” para comemorar alguma ocasião especial (casamentos, aniversário, até futebol, imagina só!), outros o fazem simplesmente para ganhar dinheiro fácil.

Além da cruel tortura do animal, se não bastasse isso, essa farra acarreta outros prejuízos para a comunidade: já me cansei de ver no noticiário casas destruidas, lojas do comércio que são quebradas e depois saqueadas, pessoas que se acidentam e até morrem porque são atropeladas pelo animal desesperado ou pisoteadas pelas próprias pessoas durante o tumulto, carros quebrados e todo o tipo de anarquia que possa acontecer por causa do animal (que não tem culpa disso), que sai desesperado querendo fugir de seus algozes torturadores. Se isso ainda não fosse o bastante, ainda por cima atrapalha o trabalho da polícia, que além de ter que correr atrás de bandidos, agora tem que ficar fazendo blitz barreiras para prender pessoas contrabandeando BOIS para a tal festa! Que coisa absurda!

Segundo o Guia Floripa, algumas “modalidades” da farra:

O Boi de Campo
O Boi de Campo é uma brincadeira ainda hoje muito popular em Portugal e na Espanha, e consiste em soltar um boi bravo nas ruas de pequenas vilas do interior.
A população se transforma em massa de toureiros, que demonstram suas habilidades à frente do animal, substituído por outro, quando o esforço físico dispendido lhe tira a agressividade.
No fim do dia, o boi é morto e sua carne é distribuída entre os que se cotizaram para comprá-lo no início da brincadeira.
Esta manifestação é proibida pelas autoridades policiais e, por esta razão, está em vias de extinção.

O Boi de Vara
O Boi de Vara é semelhante ao Boi de Campo. A diferença é que, nesta “brincadeira”, o pescoço do animal é preso por uma corda, que possui a outra extremidade amarrada na ponta superior de uma vara de bambu.
O boi movimenta-se de acordo com a flexibilidade do bambu, e os vaqueiros exibem sua perícia aproximando-se o máximo que a prudência recomenda.
Também é prática proibida pelas autoridades policiais, devido à sua crueldade.

Farra do Boi
A Farra do Boi é uma das manifestações mais polêmicas não só em Florianópolis, mas em todo o litoral de Santa Catarina. A prática acontece com mais intensidade durante a Quaresma. O boi, pôsto em “liberdade”, é perseguido nas ruas e no mato, ou em mangueirões, até esgotarem suas forças. A prática da Farra do Boi é considerada crime em todo o país desde fevereiro de 1998, como está transcrito abaixo:

💡 Existem até LEIS que proíbem a prática desse absurdo:

Lei Federal nº 9.605, de Fevereiro de 1998 : Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Capítulo V – Dos Crimes Contra o Meio Ambiente

Seção I – Dos Crimes Contra a Fauna
Art. 32: Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exótico. Pena: Detenção, de três meses a um ano, e multa.

Que Animal Fez Isso?

Anúncio da Agência Quadra Comunicação veiculado no Estadão. [Via aletp]

Realmente, as vezes fico impressionado decepcionado com a humanidade! Que vergonha! 😡

Fontes:
Guia Floripa: “Folclore
FarraDoBoi.Org: “O QUE É FARRA DO BOI?

This entry was posted in Comportamento, Cultura and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *