Estresse e seus dois tipos.

Stress e seus tipos.

Learning by osmosis
Creative Commons License photo credit: Mickipedia

Quem nunca ouviu falar em stress ou estresse? A grande maioria de nós já ouviu falar ou já sentiu na pele o que é ter stress, convive em um ambiente assim ou conhece alguém que vive ‘estressado’. Embora sempre a primeira coisa que nos vem a cabeça uma conotação negativa, algumas situações de stress podem ser positivas.

O interessante é que existem dois tipos de stress: o positivo e o negativo. Essa condição varia de acordo com a interpretação de cada indivíduo. O que pode ser algo negativo para uma pessoa pode ser considerado como positivo ou motivador para outra. Assim podemos classificar essas formas de stress em duas, da seguinte maneira:

  • eustresse ou stress positivo;
  • distresse ou o stress negativo.

Ambos tem reações fisiológicas parecidas, segundo a ISMA-BR:

[...] causam reações fisiológicas similares: as extremidades (mãos e pés) tendem a ficar suados e frios, a aceleração cardíaca e pressão arterial tendem a subir, o nível de tensão muscular tende a aumentar, etc. No nível emocional, no entanto, as reações ao stress (estresse) são bastante diferentes. O eustresse motiva e estimula a pessoa a lidar com a situação. Ao contrário, o distresse acovarda o indivíduo, fazendo com que se intimide e fuja da situação. [...]

[...] As suas emoções e a sua saúde física dependem quase que exclusivamente da sua interpretação do mundo exterior. A realidade de cada pessoa é o produto de sua própria criação. E quanto mais você entende as pressões e situações que o influenciam, melhor você se adapta às suas demandas. [...]

A little overtanned?
Creative Commons License photo credit: -Proserpina

Então o auto-conhecimento é importante para mantermos o controle de nossas emoções e transformar o estresse em algo sempre positivo… ;-)

Sobre a ISMA-BR: ISMA – International Stress Management Association, é uma associação sem fins lucrativos voltada à pesquisa e ao desenvolvimento da prevenção e do tratamento de stress no mundo, no Brasil é representada pela ISMA-BR.

Fonte: Site da ISMA-BR


0 Responses to “Estresse e seus dois tipos.”


  • No Comments

Leave a Reply

*