Você sabe o que são os medicamentos genéricos?

É sempre bom saber… :-)

Ultimamente quando tenho ido a farmácia comprar medicamentos, o farmacêutico de plantão tem oferecido além do próprio remedinho que solicitei um outro, o tal do “genérico” para que eu escolha e compre.

Medicamento Generico

Você já parou para pensar na hora de comprar remédios se existem diferenças entre os remédios tradicionais de marca, os remédios genéricos ou ainda os remédios similares? Será que são todos iguais? :-?

Bom, a essa e outras perguntas encontrei as respostas no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Selecionei algumas questões mais interessantes veja a seguir:

O que são medicamentos genéricos?
O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (pincípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país, apresentando a mesma segurança que o medicamento de referência no país, podendo este ser intercambiável. O Ministério da Saúde através da ANVISA, avalia os testes de bioequivalência entre o genérico e seu medicamento de referência, apresentados pelos fabricantes, para comprovação da sua qualidade.

O que são medicamentos similares?
Os similares são medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência (ou marca), mas não têm sua bioequivalência com o medicamento de referência comprovada.

Como identificar os três tipos de medicamentos existentes no mercado brasileiro: os genéricos, os similares e os de marca?
A diferença está na embalagem. Apenas os medicamentos genéricos contêm, em sua embalagem, logo abaixo do nome do princípio ativo que os identifica, a frase “Medicamento genérico – Lei 9.787/99″. Além dissoo, os genéricos vão passar a ser identificados por uma grande letra “G” azul impressa sobre uma tarja amarela, situada na parte inferior das embalagens do produto. É o que estabelece a Resolução RDC nº 47, de 28 de março de 2001.

O medicamento genérico tem o mesmo efeito do medicamento de marca?
Sim. O medicamento genérico têm a mesma eficácia terapêutica do medicamento de marca ou de referência. O medicamento genérico é o único que pode ser intercambiável com o medicamento de referência, visto que foi submetido ao teste de bioequivalência.

Como devem atuar os médicos, no momento da prescrição da receita?
A prescrição com a denominação genérica do medicamento é obrigatória somente no serviço público (SUS). Nos demais casos, ficará a critério do profissional responsável, podendo ser realizada sob nome genérico e/ou comercial.

O médico pode proibir a troca do remédio de marca pelo medicamento genérico?
O profissional poderá restringir a substituição do medicamento de referência pelo genérico (intercambialidade); todavia, esta orientação deverá ser escrita de próprio punho, de forma clara e legível.

Se na farmácia não tiver o medicamento genérico, como o usuário deve proceder?
O usuário deve solicitar ao farmacêutico orientações quanto à substituição do medicamento, conforme a prescrição, ou procurar outro estabelecimento que possua o medicamento genérico prescrito.

Qual a vantagem de comprar o medicamento genérico?
Pela comprovação da boa qualidade do medicamento genérico, atestado pela ANVISA, e pelo menor custo, em relação ao medicamento de referência.
:idea: Se quiser ver a lista completa visite a lista de perguntas frequentes da ANVISA. ;-)


0 Responses to “Você sabe o que são os medicamentos genéricos?”


  • No Comments

Leave a Reply

*