Origem do Bife a Cavalo.

Sabes porque o tal prato se chama “bife a cavalo” ? :-?

Não tenho nada a ver com isso!! Sério!
[-Não tenho nada a ver com isso!! :-P ]Creative Commons License photo credit: …†∆†¡∆µ∆ 

Hoje durante o almoço notei no restaurante um prato que há muito tempo não saboreava, o tal do bife a cavalo. Para quem não sabe, é uma receita bem tradicional e conhecida aqui no Brasil onde basicamente os ingredientes principais são, claro, um bife frito acompanhado com um ou dois ovos também fritos…

O que me deixou curioso foi porque raios o nome do prato é “bife a cavalo”? O bife tudo bem… mas e o cavalo? E os ovos fritos então?! Seria bife de cavalo? Putz! Nadaver, não é mesmo?! 8-O

Procurando pela internet encontrei algumas explicações a respeito de tão culinária questão: :-)

A Wikipedia cita duas explicações a respeito do prato:

A origem do nome ocorre do fato dos cavaleiros sulistas levarem em sua mochila uma porção de carne seca e ovos, por ser mais fácil de fazer, bastando fritar os ovos e comer com a carne.

Porém ainda há a expressão ‘esquentar os ovos de quem anda muito a cavalo’. Pois essa “região”; escroto, fica bastante aquecida e dolorida após um certo período de montaria. Pode ser feito frito com vários condimentos, inclusive o alho.

No Yahoo! Respostas encontrei uma resposta que dizia:

“Bife a cavalo” é uma abreviação pouco feliz da forma popular e expressiva: “bife com ovo a cavalo”.

Este é um prato de Bife a Cavalo!
Delícia, hein!

Pensando bem até que essa última explicação faz sentido, afinal olhando para o prato pronto, percebe-se que os ovos fritos estão à “cavalgar” o bife, hehehe :lol:

Para quem não conhece a receita ai vai uma das muitas disponíveis na internet:

Ingredientes

  • 100 gr de contra-filé em bifes
  • quanto baste de sal
  • 1 ovo
  • quanto baste de óleo de soja para fritar

Modo de preparo

Aqueça a frigideira. Despeje uma ou duas colheres de sopa de óleo. Junte o bife e deixe que frite bem de um lado. Vire e polvilhe sal.
Frite o ovo (não esqueça de polvilhar sal), e coloque sobre o bife.
Sirva com arroz branco e uma salada.

Bom e você? Conhece mais alguma explicação para o nome de tão consumido conhecido prato?! Escreve ai pra gente saber! :lol:

Bom apetite! ;-)

Fontes:
Wikipedia: “Bife a cavalo
Yahoo! Respostas: “Qual a verdadeira origem do nome…’bife a cavalo’?
CyberCook: “Receita de Bife a Cavalo


3 Responses to “Origem do Bife a Cavalo.”


  • Olá, bom como não conheço muito de culinária, mas por algumas pesquisas descobrir que a origem do prato “Bife a Cavalo”, veem da Europa, e pela sua aparência o prato esta relacionada as selas de montaria.
  • Até onde sei o bife a cavalo é , como já dito, de origem Europé, sendo que era o bife acompanhado por dois ovos fritos.
    Agora, o bife a Camões foi uma forma de baratear o prato (não sei quem inventou) e levou o nome de Camões em referência ‘a perda de um olho pelo dito, em batalha se não me engano com os mouros.

    Só por curiosidade:
    1) No Rio de Janeiro, o bairro de Realengo tem esse nome porque na estação de trem foi escrito o nome original, Real Engenho, de forma abreviada: REAL ENGº

    2) Ainda no Rio de Janeiro existe um viaduto( o ultimo da Avenida Brasil) conhecido como Viaduto dos Cabritos. Seu nome correto é Viaduto Engenheiro Oscar Brito.

  • Na verdade a origem do nome vem dos unos onde eles colocavem os bifes em baixo das selas dos cavalos e depois no fim do dia depois de muitos km percorridos os bifes estao cozidos com o suor dos cavalos.

Leave a Reply

*