Cuidado com seu cartão de crédito e compras online!

Cuidado com seus dados bancários!

Credit Card Theft
Creative Commons License photo credit: d70focus

Alerta!: Você que tem o costume de fazer compras com cartão de crédito e tem o péssimo hábito de conferir o extrato do cartão para conferir as despesas deve ficar mais atento. 😯

Infelizmente a inclusão digital também tem o seu lado negativo: o acesso fácil a computadores e a internet por meio das lan houses ou cyber cafés tem facilitado também a entrada cada vez maior dos criminosos no mundo cibernético.

Em matéria publicada na seção de informática do Estadão, um relato da vida de quem aplica golpes na internet:

[..] – Fábio se curva sobre um computador velho em um cibercafé escuro e sujo de uma favela de São Paulo – ele está aprendendo os conhecimentos básicos para cometer crime online.

Fábio – nome fictício – está tendo aulas online com hackers mais experientes e é surpreendentemente franco sobre a nova carreira.

“Eu compro pequenas coisas – celulares, câmeras. Dessa forma, as pessoas nem sabem que eu estou usando o cartão delas”, afirma.

[..]

Fábio trabalha sob a lógica de que apenas uma minoria dos donos de cartão de crédito checa seus dados bancários cuidadosamente e, mesmo quando checam, eles podem pensar duas vezes antes de denunciar um roubo pequeno à polícia porque sabem que os recursos para buscar tais criminosos são limitados. […]

💡 Se você não costuma verificar todos os lançamentos na sua conta bancária ou no seu cartão de crédito é bom começar a ficar atento.

Fonte:
Estadão.com: “Hacker brasileiro relata ‘carreira’ de crimes online
This entry was posted in Avisos, Informática, Tecnologia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *