Parto normal e novas normas para maternidades.

Bom saber, que apesar de ainda ser pouco para resolver os problemas da saúde pública no Brasil, que algumas medidas tem sido tomadas pelo Ministério da Saúde para estimular as gestantes que escolherem por fazer o parto normal. Segundo a Agência Brasil:

[...] A partir de dezembro, as gestantes que optarem pelo parto normal terão direito a um quarto específico para o procedimento, com leito e banheiro, em todas as maternidades do país. A idéia é que o ambiente seja adaptado a todas as etapas do nascimento do bebê, que inclui os procedimentos realizados antes, durante e depois do parto.

A medida faz parte de um conjunto de normas para maternidades lançado hoje (22) pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e vale para a rede pública e privada. [...]


Creative Commons License photo credit: Chupy

:idea: Lendo a nota a respeito me lembrei de imediato das informações que a Ester Beatriz postou em seu blog a respeito dos benefícios do parto normal e de sua experiência, sendo ela mãe de três filhos e sobre a campanha da Fernanda Lima estimulando este tipo de parto. Bem bacana vale a pena ler… ;-)

Fontes:
Agência Brasil: “Grávidas que optarem por parto normal terão direito a quarto específico“;
Ministério da Saúde: “Maternidades se adequam para incentivar parto normal“.


2 Responses to “Parto normal e novas normas para maternidades.”


  • Reinaldo, o Ministério da Saúde adota há algum tempo outra medida que estimula o parto normal: paga uma cesárea para cada 3 partos normais. Se a proporção for maior, fica sem receber pela cesárea. Como sempre o bolso é o principal órgão na tomada de decisões.
  • Olá Marcelo!

    Não conhecia esta forma de “incentivo” dado pelo Ministério da Saúde, enfim, as vezes só assim mesmo (mexendo no bolso) para as coisas funcionarem por aqui. :-)

    Obrigado por sua colaboração aqui no blog!
    Abraços.

Leave a Reply

*