Coisas que você NÃO deve fazer ao negociar um aumento de salário.

Como devemos agir para que, em tempos de inflação alta, possamos dar uma “melhorada” no nosso ordenado? 😕

Day 189 - PAID!
Creative Commons License photo credit: John Carleton

Vendo todo o alvoroço causado pelas greves nas empresas de ônibus em algumas cidades e agora mais recentemente a greve dos Correios, que deve ter batido o recorde de dias paralisados em toda a sua história (pelo que me lembro), fica a dúvida: E aquelas pessoas que trabalham na iniciativa privada ou mesmo não possuem toda a força de negociação representada pelos sindicatos? O profissional que trabalha em uma média, pequena ou micro empresa?

Neste caso a negociação vai depender de você mesmo! 😉

Claro que antes de encarar seu chefe é bom se preparar de todas as formas e argumentos e ir para a negociação. Navegando pela internet encontrei lá no Universia estes 10 erros que você não pode cometer de jeito nenhum na sua negociação salarial:

  1. Não se planejar;
  2. Ignorar a situação econômica da empresa;
  3. Propagar a intenção pela empresa;
  4. Blefar;
  5. Utilizar argumentos pessoais;
  6. Usar argumentos superficiais;
  7. Se basear no tempo de empresa;
  8. Fazer comparações salariais;
  9. Não ter coerência no valor do aumento;
  10. Desistir com o não.

Dentre elas selecionei 3 que achei mais interessantes:

[…] Não se planejar
O planejamento é o principal responsável pelo sucesso de uma negociação. O despreparo pode colocar em xeque o aumento salarial esperado. É preciso montar um diálogo e reunir evidências que justifiquem a solicitação. Não basta inventar argumentos, o ideal é investir no produto que será negociado: você. Busque novos conhecimentos, assim estará agregando valor ao produto e conseqüentemente ganhará consistência no discurso: ‘antes era assim, agora sou assado. Tenho mais potencial para agregar a empresa’. Essa preparação deve começar no mínimo um ano antes do pedido. Tire um final de semana e reflita sobre o que espera de sua carreira nos próximos cinco anos. Pergunte-se: quais as características necessárias para alcançar seu objetivo? O que é preciso fazer para evoluir? O profissional é um produto que se não evolui, se transforma em genérico.

Marcio Miranda, consultor e especialista em negociação.

[…]

➡ Planejamento é tudo! Se você não se organizar e se preparar antes, dificilmente você terá sucesso ao tentar um aumento no seu ordenado. Não só no salário, como em tudo na sua vida! 😯

[…] Blefar
O blefe na hora da negociação pode colocar tudo a perder: o aumento e, inclusive, o emprego. Ao dizer que recebeu uma proposta bem melhor em uma outra empresa, você se arrisca a ouvir ‘boa sorte’. Atualmente, o mercado de trabalho está favorável a quem contrata e não a quem procura. Enquanto você ocupa uma vaga, outras dez pessoas esperam pela mesma oportunidade. Evite dar ultimatos e fazer ameaças. Colocar o gestor contra a parede não vai facilitar a negociação. Ao contrário, só tende a atrapalhá-la. Converse no tom mais profissional possível e ouça para ser ouvido.
Jorge Pinho, professor do departamento de Administração da UnB (Universidade de Brasília)

[…]

Fazer jogo duro e dizer que vai cair fora, sem uma proposta REAL, pode ser arriscado, é como diz aquele velho ditado : “o feitiço pode virar contra o feiticeiro”… Então, todo cuidado é pouco seja coerente e verdadeiro.

[…] Utilizar argumentos pessoais
Não serão suas necessidades financeiras pessoais que irão convencer seu chefe a te dar um aumento salarial. Até pode comovê-lo com o discurso, mas o ‘choro’ não será responsável pelo sucesso da negociação. Não é o que você precisa que vai determinar o aumento e sim o que você, como profissional, merece. Por isso, baseie-se em argumentos qualitativos e quantitativos, ou seja, nas suas competências e nos resultados alcançados.
Janaina Ferreira Alves, professora de gestão de pessoas e coordenadora do CBA, curso de pós-graduação lato sensu para jovens profissionais e empreendedores, do IBMEC-Rio.

[…]

Se fazer de coitadinho pode não resolver e além disso vai fazer mal a sua imagem na empresa. Seja profissional! Sempre!

💡 Essas são as dicas que achei mais importantes, se quiser leia mais em “Confira os principais erros na negociação salarial“. 😉

This entry was posted in Emprego, Trabalho and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *