Enxergue seus gastos e se torne um pão-duro.

Money, money, money…

0,01-0,05-0,10-0,10-0,25-0,25-0,50-1,00
Creative Commons License photo credit: Bruna Miranda

Depois que comecei a detalhar meus gastos em planilhas eletrônicas, primeiro no Excel e depois a utilizar o Calc do BrOffice, tive a sensação de que eu estava mais “pão-duro” com relação ao destino que dava ao meu suado dinheirinho. Na verdade não me tornei um sovina, 😛 segundo uma pesquisa americana a explicação é simples:

[…] “Quanto mais transparente o fluxo de dinheiro, maior a aversão ao gasto, ou maior a ‘dor do gasto'”, resumiram os pesquisadores, em um artigo na revista científica Journal of Experimental Psychology: Applied.

Os cientistas da Stern Business School, da Universidade de Nova York, e da Smith School of Business, da Universidade de Maryland, ambas nos Estados Unidos, pediram aos participantes dos estudos que examinassem vários cenários e respondessem a quanto gastariam pagando à vista ou usando outras formas de pagamento.

No primeiro estudo, em que 114 pessoas se depararam com o cenário de uma refeição em um restaurante, os resultados sugeriram que “as pessoas estão mais dispostas a gastar (ou pagar) mais quando usam cartão de crédito que quando pagam à vista”, diz o estudo.

Para os cientistas, pagar à vista ressalta a “dor de gastar”. […]

Então se você quer aprender a gastar menos, o negócio mesmo é pagar a vista, pois só vendo o dinheiro sair da carteira para nos controlarmos mais… 😛

Fonte:
G1: “Pessoas são mais pão-duras quando pagam à vista, diz estudo

This entry was posted in Ciência, Economia and tagged , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Enxergue seus gastos e se torne um pão-duro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *