Barack Obama for president!

Primeiro presidente negro dos USA?

20080927_Fredricksberg_VA_Rally0574
Creative Commons License photo credit: Barack Obama

O candidato dos USA mais mega-pop-star (depois de JFK…), Barack Obama poderá se tornar o primeiro presidente negro dos Estados Unidos da América. Politicas a parte, o cinema sempre tentou passar uma visão democrática e igualitária quando o assunto é retratar na telona o representante máximo da nação mais “poderosa” do planeta.

😯 O detalhe é que a vida dos presidentes negros que Hollywood apresenta nunca é fácil… será que a vida imita a arte ou a arte imita a vida? Obama que fique esperto… 🙂

Quer ter uma idéia disso? Veja só…

Presidente Tom Beck - Impacto Profundo

Morgan Freeman em “Impacto Profundo” (1998) – O presidente negro da ficção mais lembrado; seu personagem o presidente Tom Beck tem que tomar muitas decisões importantes para evitar que, em vão, um asteróide gigante caia na terra e aniquile toda a humanidade ou metade dela.

Dennis Haysbert na série “24 horas” (2001-2006) – Seu personagem o senador David Palmer se tornou presidente na segunda temporada da série, onde depois morre em um atentado. Substituido pelo seu irmão Wayne Palmer (interpretado por D.B. Woodside), que também sofre um atendado e fica em coma.

Tommy ‘Tiny’ Lister Jr. – Em “O Quinto Elemento” (1997), Tommy ‘Tiny’ Lister Jr. interpreta o “President Lindberg”.

Head of State

Head of State

Chris Rock no filme “Um Pobretão na Casa Branca” (2003) – comédia que ironizava as conseqüências de um presidente negro à frente dos EUA criando um clima de terror entre a população branca.

James Earl Jones em “O Presidente Negro” (1972), é considerado o primeiro filme a apresentar de forma séria um presidente negro.

No Brasil: até Monteiro Lobato deu pitaco na eleição norte-americana. Em seu livro “O Presidente Negro” (1926), Monteiro Lobato conta a estória de um negro concorrendo a presidência com um homem e uma mulher brancos no ano de 2.228 (Uau! por 220 anos ele quase acerta! 😆 ), dependentes das mídias eletrônicas e de uma política dominada por questões raciais.

💡 E você?! O que pensa a respeito? A mídia pode influenciar de forma subliminar uma determinada escolha? Você vota McCain ou Obama?! 🙂

*Update: HAHAHAH LOL! 😆 falando em cinema…

John McCain é o candidato dos republicanos

John McCain é o candidato dos republicanos.

Fontes:
Diário Catarinense: “A arte se antecipa ao fato”, edição de 02/11/2008;
UOL Cinema: “Presidentes negros na Casa Branca hollywoodiana“;
Digestivo Cultural: “O Presidente Negro, de Monteiro Lobato“.
Idiotas e Sadicos: Fotomontagem “John McCain é o candidato dos republicanos

This entry was posted in Cinema, Curiosidades, Papo-Furado, Politica and tagged , , , . Bookmark the permalink.

1 Response to Barack Obama for president!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *