O que é absenteísmo e presenteísmo?

Vivendo e aprendendo…

Face of Stress
Creative Commons License photo credit: Roslan Tangah (aka Rasso)

Mais duas que aprendi: Absenteísmo e Presenteísmo. Ao ler uma reportagem da Computer World, me deparei com essas duas palavras. O texto era sobre stress no trabalho e como todo mundo que trabalha diretamente com TI vive estressado. Segundo pesquisa da consultoria SWNS, 97% dos profissionais do setor de TI, sofrem de estresse em seu ambiente de trabalho, maior índice entre todas as áreas profissionais.

Mas voltando as duas palavrinhas:

Absenteísmo: é o termo utilizado para indicar a ausência do empregado no processo do trabalho, por falta, atraso, doença ou algum outro motivo. Segundo a Wikipedia:

[…] Ter funcionários nem sempre significa tê-los trabalhando durante todos os momentos do horário de trabalho. As ausências dos empregados ao trabalho provocam distorções quando se refere ao volume e disponibilidade ou atraso de trabalho. Essas ausências são as faltas ou atrasos ao trabalho. O absenteísmo é a principal conseqüência. O oposto do absenteísmo é a presença. Esta relacionada com o tempo em que o funcionário está no trabalho.

O absenteísmo ou ausentismo é a freqüência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho. O absenteísmo constitui a soma dos períodos em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho, seja ela por falta ou algum motivo de atraso. […]

Presenteísmo: Este termo é utilizado quando o empregado está presente no trabalho mas não consegue ser produtivo, devido a fatores como falta de motivação, dores (nas costas, cabeça, mãos…), insônia, angústia, irritação, cansaço entre outros.

Iniciativa das empresas: Um ponto interessante do artigo é a iniciativa de algumas empresas em criar projetos que visam melhorar o ambiente de trabalho e assim manter o equilíbrio físico e mental dos seus profissionais. Ganha o empregado em qualidade de vida e a empresa em aumento de produtividade e redução dos afastamentos por licença médica. Conforme citado no artigo “Carreira saudável: aprenda a fugir do estresse”, dois exemplos praticados pelas empresas BMS e AES Telecom:

[…] Um exemplo é Denise Barbezani, secretária-executiva da empresa BMC, que desenvolve software. Ela afirma que a academia paga pela empresa e a possibilidade que tem de conciliar suas necessidades familiares com profissionais ajudam muito no dia-a-dia profissional e na saúde. A sala de descompressão que a empresa oferece, com jogos, TVs, frutas e alimentos saudáveis também ganha destaque. “Hoje, me sinto mais jovem do que quando ingressei na empresa, há cerca de 4 anos”, comemora.

Mário Júlio, funcionário da AES Telecom, também tira proveito de um programa da empresa para promover sua própria saúde. O profissional aderiu a um programa de corrida, com acompanhamento profissional e possibilidade de inscrição em eventos nacionais. Segundo ele, os treinamentos auxiliam na sua saúde e evitam doenças, mas também colaboram muito na integração com outros funcionários e promovem um ambiente mais saudável. […]

💡 Se você vive estressado no trabalho, mande esta sugestão para sua empresa ou então mude de empresa… 😉

Fontes:
ComputerWorld “Carreira saudável: aprenda a fugir do estresse“;
Wikipedia: “Absenteísmo“;
OGerente.com: “Absenteísmo e Presenteísmo“.

This entry was posted in Qualidade de Vida, Saúde, Trabalho and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

1 Response to O que é absenteísmo e presenteísmo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *