Dia do Desafio 2009 em Florianópolis. Cadê?!

Challenge Day! Você se mexe e o mundo mexe junto!

💡 Cadê o dia do desafio Floripa?! Para uma cidade que se gaba em dizer que é uma das melhores em qualidade de vida, que quer sediar a copa do mundo 2014, que diz incentivar a prática de esportes e promover o turismo, não ter nenhuma divulgação (nem no site da prefeitura, nem no próprio site do SESC-SC e nem na mídia local…) a respeito deste evento é um tremendo gol contra. 🙁 A última notícia que encontrei foi da participação da cidade em 2007. E 2008? E 2009? Acho que a cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina não irá participar… 😕

O “Challenge Day” ou o “Dia do Desafio” foi criado com a intenção de chamar a atenção das pessoas para a necessidade da prática diária de atividades físicas, esportivas e dos cuidados com  a saúde. A proposta é que neste dia cada pessoa faça no mínimo quinze minutos de exercícios. O evento também propõe que cidades do mundo todo façam uma espécie de “competição” entre si para ver quem consegue promover a campanha com a maior quantidade de pessoas praticando atividades físicas nesse dia, daí o sentido do nome “Dia do Desafio”. Um resumo a respeito deste dia, segundo o SESC-SP:

[…] O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA – Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos.

Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, qualquer tipo de atividade física.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes.

Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário. […]

Imagem do evento em 2008 no SESC Taubaté. Fonte: SESC-SP

Imagem dos participantes do evento em 2008 no SESC Taubaté. Fonte: SESC-SP

Os princípios básicos que orientam a realização do Dia do Desafio:

  • Acessibilidade – todos têm a oportunidade de participar, de acordo com seu potencial individual, sem qualquer restrição à idade, condição social, habilidade ou local onde vive.
  • Envolvimento – as idéias nascem nas comunidades e todos participam e colaboram com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!
  • Diversão – o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é um dos principais objetivos.
  • Diversidade – ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.
  • Confiabilidade – o cuidado e a honestidade na apuração e divulgação dos resultados garantem a confiança o bom relacionamento entre as cidades.
  • Segurança – o Dia do Desafio privilegia a segurança dos participantes, selecionando atividades adequadas aos locais onde se realizam, em especial as que envolvem grandes multidões.
  • Benefícios para a comunidade – uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.
  • Benefícios para a saúde – A prática da atividade física diária promove grandes melhorias na condição de saúde. O Dia do Desafio alerta as populações para esta necessidade.

Um vídeo desenvolvido pelo SESC-SP para divulgar o evento:

💡 Se você quiser mais informações a respeito do Dia do Desafio, o SESC de São Paulo tem um site completo a respeito do evento e das cidades participantes! Mexa-se, passe por lá! 😉

This entry was posted in Datas Comemorativas, Esportes, Qualidade de Vida, Saúde. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *