Ciclamato de sódio faz bem ou faz mal a saúde? E o que são os edulcorantes?!

Você sabe o que é o ciclamato de sódio?

MY DIET COKE
Creative Commons License photo credit: wools [Esse felino sabe das coisas…]

Já teve a curiosidade de ler os rótulos dos alimentos que consome? Se já teve, deve ter lido palavras como sacarina, sucralose, frutose, edulcorante, etc…

Primeiro, o que são os edulcorantes?! Nada mais são do que os adoçantes, podem ser substâncias sintéticas ou naturais e são classificadas em calóricas e não calóricas.

Você costuma tomar aqueles refrigerantes da linha “zero” açúcar? Além dos refrigerantes, hoje os supermercados estão lotados com opções de diversos produtos nesta categoria. Agora você sabe como é substituído o açúcar nestes produtos?! Para evitar a quantidade de calorias do açúcar comum são utilizados os chamados adoçantes artificiais, como a sacarina, frutose, aspartame e o ciclamato de sódio. Este último faz parte da composição de um dos refrigerantes da linha “zero” mais populares do mundo, nem precisa dizer o nome né?!.

O ciclamato de sódio, apesar de ser proibido nos EUA, Inglaterra, Japão e França tem sua utilização liberada pela Organização Mundial de Saúde, que é onde a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se baseia para liberar a utilização do adoçante aqui no Brasil. Segundo a reportagem de Marcelo Gigliotti, do Jornal do Brasil:

Mas afinal, o ciclamato de sódio, presente na Coca-Cola Zero e outros refrigerantes light ou diet, faz ou não faz mal à saúde? Esta ainda é uma questão bem controversa. Por um lado, a Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle de drogas e alimentos nos EUA, proíbe o produto há 40 anos, baseado em pesquisas que apontavam que a substância seria cancerígena. Já a Organização Mundial de Saúde, através de um comitê de especialistas em aditivos alimentares (JECFA), considera que o produto pode ser consumido, mas estabelece quantidades máximas de ingestão diária.

Ainda no mesmo artigo, a bióloga Fernanda Ribeiro da Pro Teste, que é vinculada à Associação Brasileira de Defesa do Consumidor argumenta:

Já em relação ao consumo de refrigerantes com ciclamatos feito por crianças, a Pro Teste tem uma posição bem firme: não tomar de jeito nenhum.

– As crianças, como tem peso menor, podem extrapolar a quantidade permitida pela Anvisa. Um copo de 200 ml já ultrapassa este limite – afirma a pesquisadora, acrescentando que o ideal é restringir a dois copos de 200 ml por dia a ingestão dos refrigerantes normais.

A Anvisa afirma que as referências internacionais garantem a segurança de uso do ciclamato de sódio em alimentos, desde que respeitados o limite diário previsto pela JECFA. Em 1997, o JECFA concluiu que o ciclamato pode ser utilizado de forma segura, dentro de um limite máximo de 11 mg por quilo de peso corpóreo, ao dia. Assim uma pessoa de 50 quilos poderia beber 2,291 litros diariamente de refrigerantes como Coca-Cola Zero.

A seguir uma lista dos adoçantes da Sociedade Brasileira de Diabetes:

Edulcorantes não calóricos

  • Ciclamato
  • Sacarina
  • Acesulfame-k
  • Steviosídeo
  • Sucralose
  • Aspartame (a exceção à regra: apesar de calórico, na dosagem recomendada tem calorias desprezíveis, por causa do seu poder de adoçamento).

É importante lembrar, no entanto, que os edulcorantes não calóricos podem possuir algumas calorias, apesar de praticamente despresíveis.

Edulcorantes calóricos

  • Sorbitol (presente na ameixa, cereja, maçã e pêssego)
  • Manitol (presente nos vegetais)
  • Xilitol.
  • Lactose (açúcar do leite)
  • Frutose (açúcar das frutas)
  • Malto dextrina (extraída do milho).

Para entender mais um pouco a respeito dos edulcorantes, um vídeo do programa Vida & Saúde, na versão catarinense, a respeito do assunto:

💡 Concluindo: Antes de sair por ai substituindo o açúcar na sua alimentação por opções “diet“, “light” ou “zero açúcar” é bom consultar um nutricionista para lhe orientar sobre a melhor forma de consumir estes produtos. O consumo em excesso pode causar alteração de pressão, ter efeito laxante e para as gestantes risco de má formação nos fetos.

❗ Acho que vou ter que começar a moderar o meu consumo de coca-cola normal ou zero… 🙁

Fontes:
Jornal do Brasil: “A polêmica dos refrigerantes zero“;
Sociedade Brasiliera de Diabetes: “Adoçantes“, “Conheça as características principais dos edulcorantes“;
Vida & Saúde SC 05/09/2009: “Riscos no uso de edulcorantes
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/06/20/e200618493.aspA polêmica dos refrigerantes zero

This entry was posted in Alimentação Saudável, Ciência, Qualidade de Vida, Saúde and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Ciclamato de sódio faz bem ou faz mal a saúde? E o que são os edulcorantes?!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *