Seu carro polui muito? Agora você pode saber!

Mais informação, menos poluição…

Carro de Boi e Colono
Creative Commons License photo credit: Eduardo Amorim [Este carro tamb ém emite gases… 😆 ]

Se você está preocupado com a poluição do planeta mas não abre mão de ter seu próprio carro, a partir desta semana poderá ao menos antes de comprar um veículo novo, verificar se o modelo escolhido causa muitos danos ao meio ambiente e a partir daí selecionar uma opção mais “verde” e eliminar reduzir um pouco o peso na consciência. A idéia é a mesma daquelas etiquetas de consumo de energia que estamos acostumados a ver em aparelhos eletrônicos, fogões, geladeiras, lâmpadas, etc. e que de certa forma influenciam na nossa escolha na hora de decidir por determinada marca ou fabricante.

Etiqueta do INMETRO para veículos

Etiqueta do INMETRO para veículos

Basicamente serão dois indicadores, segundo o ministro do meio ambiente, Carlos Minc: As notas verde e a vermelha.

  • A “Nota Verde” vai mostrar o quanto o carro emite de gases poluentes (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio). Estes gases interferem diretamente na saúde das pessoas.  A nota verde varia de zero a 10: Quanto maior a nota de um carro, menor o seu índice de emissão.
  • A “Nota Vermelha” será o  indicador de Gás Carbônico que vai mostrar a emissão de gás carbônico por quilômetro rodado pelo carro. “Isso tem a ver com as mudanças climáticas e com o aquecimento global do planeta”, disse o ministro. O indicador de gás carbônico mostra a emissão do gás por quilômetro rodado pelo carro: A escala vai de 5 a 10, aquele que emitir menos gás carbônico receberá nota 10.

Os dados estão disponíveis para consulta na internet, onde você pode verificar por marca, modelo, fabricante e até comparar os carros para facilitar na hora da sua escolha.

Resultado de uma consulta ao site.

Resultado de uma consulta ao site.

💡 Para consultar os dados e as notas dos veículos modelo 2008, visite o site do IBAMA em: “Consulta dos níveis de emissão dos veículos novos brasileiros.” 😉

Fonte: Agência Brasil: “Consumidor poderá se informar sobre emissão de gases poluentes de carros“;

Posted in Consciência, Meio Ambiente, Planeta Sustentável, Qualidade de Vida, Saúde, Transportes | Tagged , , , , , | Leave a comment

Cinto de segurança de três pontos: você sabe a quem agradecer por ele existir?

Segura essa… 😛

Instructions
Creative Commons License photo credit: Adam Mulligan

Me lembro bem quando o código nacional de trânsito “endureceu” e obrigou os usuários de automóveis a utilizar o cinto de segurança mesmo dentro das cidades, hábito que eu já mantinha mesmo antes disso e deixava quem andava comigo com aquela “cara de espanto” 😯 , pois naquela época a grande maioria só utilizava o cinto quando estivesse em uma rodovia, mesmo assim por causa do medo da policia rodoviária. Lembro que o pessoal mais velho reclamou, esbravejou, achou um absurdo digno de ditaduras ter que usar o cinto, mas acabou acatando por causa das multas e dos pontos perdidos na carteira. No mínimo engraçado estranho o comportamento das pessoas, para algo que era para a sua própria segurança… mas fazer o quê né?! O ser humano é assim mesmo…

Hoje em dia a utilização do cinto de segurança se tornou um hábito, ninguém mais reclama, de certa forma a educação “forçada” parece ter tido efeito e com certeza já deve ter salvo muitas pessoas de conseqüências mais graves durante acidentes automotivos.

Mas estou falando tudo isso porque li no Diário Catarinense (DC) de hoje (13/09/2009), uma matéria a respeito do cinto de segurança de três pontos. A reportagem comentava que o invento completava meio século de vida. Mas você já parou para pensar sobre quem criou o cinto de segurança que utilizamos hoje? Pois é, eu nunca tinha parado para pensar nisso.

Nils Bohlin em 1959

Nils Bohlin em 1959, com a sua criação.

O cinto de segurança de três pontos, foi criado pelo engenheiro suéco Nils Bohlin que trabalhava na Volvo em 1959, ironicamente, antes em 1955, Bohlin trabalhava no departamento de aviação da Saab e criou o assento catapulta para aeronaves, justamente o contrário da proposta do cinto, pois o assento “catapultava” uma pessoa para fora de aviões.

Nils Bohlin

Nils Bohlin - aposentou-se em 1.985 e faleceu em 2.002, aos 82 anos de idade.

Hoje o invento de Bohlin, que é utilizado como padrão no mundo inteiro e é colocado automaticamente por quem anda de carro (pelo menos os que tem bom senso…), alcançou marcas interessantes:

  • A criação de Nils Bohlin está entre as oito maiores da história;
  • O uso do cinto reduz a chance de lesões sérias e morte em até 50%;
  • Em estimativa feita em 2002 pela Volvo, calculou-se que o cinto salvou um milhão de vidas. (eu acredito que já tenha sido bem mais…)

Segundo o DC a trajetória do cinto de segurança:

  • Antes do cinto de três pontos, diversas experiências foram tentadas:
    • A primeira patente é de 1885, dos Estados Unidos, e coincide com o surgimento do automóvel;
    • Porém, assim como o veículo, o acessório era um dispositivo muito rudimentar;
  • Depois, no início do século passado, surgiu na França, um cinto que foi o precursor do de dois pontos, que envolvia parte da coxa e do peito;
  • Nas corridas de automóvel nos EUA, nas décadas de 1910 e 1920, alguns pilotos chegaram a usar o dispositivo de segurança;
  • Médicos norte-americanos, conscientes das consequências físicas resultantes dos acidentes automobilisticos, chegaram a instalar cintos caseiros em seus carros;
  • Na década de 1930, alguns médicos publicaram artigos em alguns jornais pedindo que as montadoras providenciassem os cintos de segurança, mas não obtiveram sucesso;
  • Só em 1955, a Ford e a Chrysler anunciaram cintos abdominais, que começaram a ser vendidos nos carros em 1956;
  • À época em que Nils Bohlin assumiu o cargo de primeiro engenheiro de segurança da Volvo, o cinto de dois pontos era disponível como acessório nos carros da marca, mas a capacidade de prevenir lesões e acidentes não era considerada satisfatória;
  • Era necessário um cinto que fosse fisiologicamente correto e prendesse o corpo ao carro, por isso Bohlin iniciou o desenvolvimento;
  • Em 1959, desenvolveu o cinto de três pontos nos carros da companhia, que depois foi liberado para outros fabricantes;
  • O sistema tem quatro importantes propriedades:
    • consiste em um cinto abdominal e outro diagonal;
    • os cintos são ancorados em um ponto abaixo do assento;
    • o cinto geometricamente forma um “V” com o vértice para o solo;
    • deve ficar na posição e não ceder com o impacto.

💡 Só essa informação já fez valer os R$ 3,50 do jornal, heheh 😉

Fontes:
Jornal Diário Catarinense: título “Um cinquentão em plena Forma” por Daniel Camargos, edição de domingo, 13 de setembro de 2.009, página 24;
Blog do Noblat: “Palmas para Nils Bohlin e o cinto de segurança!“.
Blog do Noblat: “Palmas para Nils Bohlin e o cinto de segurança!”

Posted in Curiosidades, Tecnologia, Trânsito, Transportes | Tagged , , , | Leave a comment

Ciclamato de sódio faz bem ou faz mal a saúde? E o que são os edulcorantes?!

Você sabe o que é o ciclamato de sódio?

MY DIET COKE
Creative Commons License photo credit: wools [Esse felino sabe das coisas…]

Já teve a curiosidade de ler os rótulos dos alimentos que consome? Se já teve, deve ter lido palavras como sacarina, sucralose, frutose, edulcorante, etc…

Primeiro, o que são os edulcorantes?! Nada mais são do que os adoçantes, podem ser substâncias sintéticas ou naturais e são classificadas em calóricas e não calóricas.

Você costuma tomar aqueles refrigerantes da linha “zero” açúcar? Além dos refrigerantes, hoje os supermercados estão lotados com opções de diversos produtos nesta categoria. Agora você sabe como é substituído o açúcar nestes produtos?! Para evitar a quantidade de calorias do açúcar comum são utilizados os chamados adoçantes artificiais, como a sacarina, frutose, aspartame e o ciclamato de sódio. Este último faz parte da composição de um dos refrigerantes da linha “zero” mais populares do mundo, nem precisa dizer o nome né?!.

O ciclamato de sódio, apesar de ser proibido nos EUA, Inglaterra, Japão e França tem sua utilização liberada pela Organização Mundial de Saúde, que é onde a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se baseia para liberar a utilização do adoçante aqui no Brasil. Segundo a reportagem de Marcelo Gigliotti, do Jornal do Brasil:

Mas afinal, o ciclamato de sódio, presente na Coca-Cola Zero e outros refrigerantes light ou diet, faz ou não faz mal à saúde? Esta ainda é uma questão bem controversa. Por um lado, a Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle de drogas e alimentos nos EUA, proíbe o produto há 40 anos, baseado em pesquisas que apontavam que a substância seria cancerígena. Já a Organização Mundial de Saúde, através de um comitê de especialistas em aditivos alimentares (JECFA), considera que o produto pode ser consumido, mas estabelece quantidades máximas de ingestão diária.

Ainda no mesmo artigo, a bióloga Fernanda Ribeiro da Pro Teste, que é vinculada à Associação Brasileira de Defesa do Consumidor argumenta:

Já em relação ao consumo de refrigerantes com ciclamatos feito por crianças, a Pro Teste tem uma posição bem firme: não tomar de jeito nenhum.

– As crianças, como tem peso menor, podem extrapolar a quantidade permitida pela Anvisa. Um copo de 200 ml já ultrapassa este limite – afirma a pesquisadora, acrescentando que o ideal é restringir a dois copos de 200 ml por dia a ingestão dos refrigerantes normais.

A Anvisa afirma que as referências internacionais garantem a segurança de uso do ciclamato de sódio em alimentos, desde que respeitados o limite diário previsto pela JECFA. Em 1997, o JECFA concluiu que o ciclamato pode ser utilizado de forma segura, dentro de um limite máximo de 11 mg por quilo de peso corpóreo, ao dia. Assim uma pessoa de 50 quilos poderia beber 2,291 litros diariamente de refrigerantes como Coca-Cola Zero.

A seguir uma lista dos adoçantes da Sociedade Brasileira de Diabetes:

Edulcorantes não calóricos

  • Ciclamato
  • Sacarina
  • Acesulfame-k
  • Steviosídeo
  • Sucralose
  • Aspartame (a exceção à regra: apesar de calórico, na dosagem recomendada tem calorias desprezíveis, por causa do seu poder de adoçamento).

É importante lembrar, no entanto, que os edulcorantes não calóricos podem possuir algumas calorias, apesar de praticamente despresíveis.

Edulcorantes calóricos

  • Sorbitol (presente na ameixa, cereja, maçã e pêssego)
  • Manitol (presente nos vegetais)
  • Xilitol.
  • Lactose (açúcar do leite)
  • Frutose (açúcar das frutas)
  • Malto dextrina (extraída do milho).

Para entender mais um pouco a respeito dos edulcorantes, um vídeo do programa Vida & Saúde, na versão catarinense, a respeito do assunto:

💡 Concluindo: Antes de sair por ai substituindo o açúcar na sua alimentação por opções “diet“, “light” ou “zero açúcar” é bom consultar um nutricionista para lhe orientar sobre a melhor forma de consumir estes produtos. O consumo em excesso pode causar alteração de pressão, ter efeito laxante e para as gestantes risco de má formação nos fetos.

❗ Acho que vou ter que começar a moderar o meu consumo de coca-cola normal ou zero… 🙁

Fontes:
Jornal do Brasil: “A polêmica dos refrigerantes zero“;
Sociedade Brasiliera de Diabetes: “Adoçantes“, “Conheça as características principais dos edulcorantes“;
Vida & Saúde SC 05/09/2009: “Riscos no uso de edulcorantes
http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/06/20/e200618493.aspA polêmica dos refrigerantes zero

Posted in Alimentação Saudável, Ciência, Qualidade de Vida, Saúde | Tagged , , , , | 5 Comments

Brilhante ou Fosco?! Qual lado do papel alumínio você deve usar para assar os alimentos?

Uma dúvida quase culinária…

Cyber Dog
Creative Commons License photo credit: ZakVTA [Ops! Embrulho errado…]

Se você já fez algum assado, uma carne, peixe ou mesmo uma lasanha (pizza não vale, né…) deve ter tido a necessidade de embrulhar o alimento em papel alumínio, tarefa aparentemente fácil para quem seguiu religiosamente todos os passos para temperar aquela carne da forma exata que o Louro José mandou, mas daí você pega o rolo do papel abre um pedaço do tamanho exato para embalar o preparado, quando aparece aquela dúvida:

– O lado fosco para fora ou o lado brilhante para fora?! Ou vice versa?! E agora José?!” 😆

aluminum foil

Rolo de papel alumínio

💡 A resposta é simples: o lado brilhante para dentro. A explicação?! 😕  Simples, com a palavra a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL):

Qual a correta utilização do papel alumínio em contato com os alimentos?

O lado brilhante da folha, por ter uma rugosidade menor (é mais liso), propicia menor aderência de alimentos e substâncias na sua superfície, além do que seu índice de refletividade ao calor é maior o que pode aumentar um pouco o tempo de cocção dos alimentos. Assim, tecnicamente falando, o ideal é utilizar-se o lado brilhante para dentro para melhor aproveitamento da fonte de calor. O fato, porém, de se utilizar um lado ou outro em contato com alimentos não ocasiona qualquer prejuízo no cozimento ou conservação.

Então fica ai a dica. Se precisar embalar o assado com o papel alumínio embrulhe sempre com o lado brilhante para dentro, afinal queremos assar e não embrulhar para presente, heheh! 😆

❗ Outra dica: Nunca use papel alumínio no forno microondas! Nunca

Fonte: Perguntas mais frequentes e Respotas – FAQ ABAL
Posted in Culinária, Curiosidades, Dúvidas | Tagged , , , , , | 2 Comments

Um nova idéia de Bar em Amsterdã. Sirva-se.

Meu bar ou seu bar? Nosso bar…

Achei interessante este conceito de bar criado na Holanda o MINIBAR, resolve uma coisa que eu acho chato demais quando se vai a um bar ou restaurante, que é o tempo que demora para ser atendido por um garçom, neste novo conceito eu mesmo posso me servir de comes e bebes ao melhor estilo “self-service“. Algumas imagens do local:

💡 Se um dia estiver em Amsterdã de bobeira passe lá pra conferir… 😉 achei a dica aqui.

Posted in Cidades, Entretenimento, Papo-Furado | Leave a comment