Só o cheiro do café te desperta?

Cheiro de café pelo ar… é cafeína na cabeça! 😆

Huummm, cheirinho bom de café...
Creative Commons License photo credit: waɪ.tiː

Como eu gosto de um bom cafézinho, posso ser suspeito de falar, mas só de sentir o cheiro de um café sendo feito, na hora o meu cérebro já fica ativo e desperta, sem nem precisar tomar o café. Engraçado, não é!?
Eu imaginava que isso era coisa da minha cabeça mesmo. Só que hoje li uma notícia que cita exatamente algo parecido com essa minha “sensação”, conforme a reportagem da Folha Online:

[…] Cientistas japoneses dizem que talvez apenas o cheiro do café já seja suficiente para despertar pessoas que foram privadas de sono. A afirmação está em um artigo publicado na revista de ciência “New Scientist”.
Os especialistas dizem que são necessários mais estudos, uma vez que os primeiros testes foram feitos com ratos. Mas sugerem que, se comprovada, a descoberta pode ter várias aplicações úteis. […]
[…] A equipe de pesquisadores, liderada por Yoshinori Masuo, do National Institute of Advanced Industrial Science and Technology em Tsukuba, no Japão, impediu 16 ratos de dormir durante 24 horas.

Ao fim desse período, os cientistas examinaram os cérebros dos animais e verificaram que havia uma redução nos níveis de moléculas mRNA –abreviatura para Ácido Ribonucléico mensageiro– em 11 genes importantes para a função cerebral. A presença do mRNA é indicadora de que um gene está sendo expressado.

Quando os ratos foram expostos ao aroma do café, os índices de mRNA em nove dos genes subiram para perto dos níveis normais. E em dois genes –o GIR, envolvido no controle neuroendócrino, e o NFGR, associado ao controle do estresse oxidativo– os índices de mRNA ultrapassaram o nível usual.

Não se sabe se os mesmos genes são suprimidos em humanos privados de sono, ou se humanos se sentiriam cansados caso esses genes fossem suprimidos. Mas muitos desses genes possuem equivalentes em seres humanos. […]

Apesar dos estudos ainda serem preliminares, desconfio que isso realmente aconteça com a gente. 😉

💡 O que você acha?! Só o cheiro do café te deixa ligadão? 🙂

Fonte:
Folha Online: “Cheiro do café já seria suficiente para acordar cérebro
This entry was posted in Café, Ciência, Saúde and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Só o cheiro do café te desperta?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *