Alternativa para aparelhos que não tem botão ON/OFF | Liga/Desliga

ON/OFF sem gambiarras… ou quase…

Save Electricity
Creative Commons License photo credit: kalebdf

Alguns aparelhos são projetados imaginando que seu uso será constante, neste caso se enquadram aparelhos como modem ou roteadores que, presume-se, que sempre deverão ficar ligados facilitando seu uso no dia-a-dia. Ok, sem problemas! 🙂 Concordo com isso. Mas… 😮 e se você mora sozinho e passa mais da metade do dia fora de casa? Não é um desperdício deixar um aparelho ligado “a tôa…” 24 horas, sendo que praticamente 14 horas ou mais não será utilizado de forma nenhuma?!

Pois é… uma alternativa que encontrei foi desplugar da tomada o aparelho toda vez que não utilizo. Mas essa opção acaba se tornando incômoda, sendo que ao puxar o cabo da tomada, fico com um cabo esticado pelo chão ou então dependurado em algum lugar que atrapalha. Outra opção que quase efetivei, mas acabei deixando de lado, pois envolvia fazer uma gambiarra, cortando o cabo e instalando um desses botões de Liga/Desliga, igual aos de abajures, ia ficar muito estranho num cabo desses de energia que costumam ser bem grossos. Uma outra opção envolvia comprar uma “régua” ou o tal “filtro de linha”, mas daí ia ficar com mais meio metro de cabo esticado e ainda um retângulo com meia dúzia de tomadas sobrando. Mas quando a gente menos espera as soluções acabam aparecendo na nossa frente, acabei encontrando por acaso, um produto que resolveu o meu problema e que coloca um botão ON/OFF  no meu roteador sem ter que cortar cabos ou ficar com cabos soltos pela casa: o protetor eletrônico da Clone.

O estranho é que procurei no Google, no Mercado Livre e não consegui achar nada parecido com isso, até que acabei “esbarrando” nele na loja de utilidades… 🙂 hehhe, fica a dica…

Protetor Eletrônico Clone

O plugue já vem no padrão novo (NBR 14136) e o melhor, o plugue macho de três pinos, tem opção de adaptar o terra, para que ele se encaixe nas tomadas do padrão antigo.

Agora, quando quero usar o roteador, é só apertar um botão… 😉

Outra opção mais sofisticada era comprar um adaptador com timer, onde é possível programar os dias e horários que devem ser energizados… mas daí já ia ficar bem mais caro… hehhe 🙂

Posted in Casa, Informática, Sustentabilidade, Tecnologia | Tagged , , , , | 2 Comments

Sobre receptores de TV Digital USB e Copa do Mundo.

Funciona!

Lounge Setup
Creative Commons License photo credit: William Hook

Em época de Copa do Mundo, no que a gente vive pensando? Em bola?! Não… em uma TV para ver os jogos… 😆 , nunca foi tão interessante ter próximo da gente um aparelho de TV. E em tempos de internet, twitter, web 2.0, etc, etc e etc. não existe nada melhor do que a boa e velha televisão para acompanhar um bom jogo de futebol, apesar de que até o fim desta primeira rodada da Copa da África só tenho tido decepções com os jogos, com poucos gols e partidas desanimadoras 🙁 . Comentei em outro post se valia mesmo a pena comprar uma TV LCD  para acompanhar os jogos, embora não tenha comprado uma TV, encontrei uma outra alternativa intermediária, que me atendeu muito bem, pois já tenho um monitor de 22 polegadas em resolução para HDTV (o tal 720p…): um receptor USB de TV digital. Em um outro post andei pesquisando a respeito do assunto e decidi arriscar a comprar um modelo entre dois, dos quais o pessoal do forum HT estavam indicando, que são o PixelView PlayTV USB Hybrid e o VISUS TV Xtreme. Ambos os modelos, embora de fornecedores diferentes, tinham praticamente as mesmas funcionalidades nos seus receptores de TV USB:

  • TV digital de alta-definição no padrão brasileiro (SBTVD / ISDB-T) em Full-Seg e One-Seg;
  • TV analógica;
  • Rádio FM;
  • Antena TV/FM (conector-F/Coaxial)
  • Entradas de audio e vídeo por meio de adaptadores  S-Vídeo, vídeo composto (RCA), áudio estéreo (1/8”).

Acabei decidindo pelo modelo da marca VISUS, o modelo VISUS TV XTREME USB. Ao pesquisar as especificações técnicas, os dois são praticamente iguais, com o diferencial dos softwares para ver a TV que acompanham cada um deles, em relação a preços ambos custavam o mesmo, em torno de R$190,00,  no final resolvi arriscar no VISUS mesmo, pois num passado bem distante, quando nem existia a tal de TV Digital, tive algumas experiências desanimadoras com placas de captura de TV da PixelView.

Comprei o modelo da VISUS XTREME, e aqui vale um jabá para a loja onde comprei 😉 , a Londritech, fiz a compra num domingo, confirmaram o pagamento na segunda-feira e na quarta-feira o produto já estava em casa via sedex, foi a compra via internet que chegou mais rápida em casa! Recomendo! 🙂

Em relação ao receptor de TV da VISUS,o kit veio super completo, com o receptor que tem o formato de um pen drive, só que um pouco maior, os cabos adaptadores, um cabo extensor USB, uma anteninha telescópica (que me surpreendeu ao conseguir captar o sinal digital mesmo dentro do meu apartamento, sem muitos malabarismos…) e um controle remoto, além do CD com os drivers e software ArcSoft TotalMedia, que é o player da TV.

O aparelho funciona muito bem, recebe o sinal da TV Digital (HDTV) em FullSeg (alta definição) e pode ser visto em tela cheia no monitor do computador, diferentemente de alguns modelos que ao maximizar a tela perdem a resolução da imagem. Só isso já me bastava! 🙂 e captou bem os sinais analógicos e o rádio FM, o único teste que ainda não fiz foram com as entradas de s-video e audio.

A qualidade da imagem em HDTV é muito boa, os programas, filmes e jogos de futebol em alta definição ficam ótimos e ainda existe a opção de poder gravar os vídeos no computador.

Algumas dicas para quem pensa em adquirir qualquer um dos modelos:

  • Antes de comprar um receptor de TV USB, verifique se o SEU micro atende aos requisitos mínimos, no caso do VISUS XTREME para poder utilizar o FullSeg, é necessário um micro dual core ou superior com uma placa de vídeo com 512MB e 4GB RAM. Testei em um micro equivalente a um Pentium 4 com 1GB RAM e video de 256MB e não obtive bons resultados, já em um micro quad core com 4GB de RAM e placa de vídeo de 512MB, funcionou muito bem!
  • No caso do VISUS, recomendo ir ao site do fabricante e baixar a versão mais recente dos drivers e do TotalMedia, as versões que acompanham o produto estão desatualizados e causam alguns travamentos na recepção da TV e no sistema operacional depois de alguns minutos. Esse modelo da VISUS é um modelo adaptado da Geniatech e seu driver é o mesmo para o modelo U6813 da Geniatech e podem ser obtidos no site da Geniatech em sua página de suporte.
  • Se mesmo atendendo aos requisitos mínimos, ainda assim a TV ficar travando, vale pena tentar desativar alguns programas que ficam abertos ou rodando em segundo plano e ainda desligar a opção no TotalMedia de pausa da TV ao vivo.

💡 Essa foi a minha primeira impressão a respeito deste receptor de TV Digital, se você adquiriu algum outro modelo, por favor deixe sua opinião ou dica a respeito nos comentários. 😉

Posted in Entretenimento, Informática, Tecnologia, TV | Tagged , , , , | 1 Comment

Quantos celulares você já teve?!

Já parou para contar?!

a Mobile phone Timeline
Creative Commons License photo credit: KhE 龙 [evolução…]

Observando um folheto promocional de uma loja de eletrônicos, dessas que vende tudo em infinitas parcelas, notei a quantidade de aparelhos celulares disponíveis (e que ainda vão surgir…), tem para todos os bolsos e gostos e a cada dia a quantidade de opções só aumenta. Fazem de tudo, tem de tudo, mas no final a única coisa que realmente interessa, é poder dizer “alô…”. Daí que comecei a tentar me lembrar quantos aparelhos, afinal em quase 31 anos de existência neste planeta, eu tive ?! Foi difícil me lembrar, pensei, pensei, calculei, contei, recontei, fiz as contas de novo, busquei nas memórias dos vinte últimos anos passados e cheguei ao número total: 3 aparelhos. 😆 Pois é, até o momento deste post eu tive em minha vida 3 aparelhos de celular… média de um aparelho por década de vida. Fiquei impressionado, imaginava que fossem mais, afinal vivemos sendo bombardeados o tempo todo com anúncios oferecendo aparelhos, que pensei que a quantidade fosse maior. 😛

E nem estou preocupado em adquirir outro aparelho, o meu Nokia 6600, me atende (aliás, eu atendo ele… 😆 ) muito bem. Funciona que é uma beleza!

❓ E você?! Quantos aparelhos desses já teve?!


Posted in Comportamento, Curiosidades, Tecnologia | Tagged , , , , , , , | Leave a comment

É proibido fumar…

Será que vai funcionar?

No smoking
Creative Commons License photo credit: mag3737

Desde o dia 25 de março de 2010, a “Lei Antifumo” (Lei 8.042/2009) passou a vigorar em Florianópolis. Seguindo a tendência de outras capitais como Curitiba e São Paulo, a lei determina a proibição de fumar em ambientes fechados ou semiabertos na capital Catarinense. Alguns exemplos de lugares onde estão proibidos o consumo dos derivados do tabaco são bares, restaurantes, casas noturnas, garagens coletivas e terminais de ônibus. Segundo a prefeitura, ainda existe a possibilidade desses estabelecimentos oferecerem lugares apropriados aos seus clientes:

[…] Um dos pontos da nova legislação prevê a possibilidade da construção de espaços destinados aos fumantes. O local deverá ter entre 4,8 e 12 m2 , com área de 1,2 m2 por pessoa. Deve ser totalmente vedado, a exceção da porta de acesso que não poderá se comunicar diretamente com o ambiente interno do estabelecimento. Dentro é proibido o consumo de alimentos e bebidas, bem como seu comércio, assim como a presença ou circulação de garçons ou outras pessoas no exercício de atividade profissional. […]

E o que acontece com quem não cumprir a lei? Leva fumo?! 😆 A multa inicial será de R$ 300 e dobrará de valor a cada reincidência. Na quinta ocorrência, o estabelecimento terá seu alvará de funcionamento cassado. Até mesmos os fumantes estarão sujeitos à penalização.

E quem fiscaliza isso? 😕 A Vigilância em Saúde do município. Mas nós também devemos fazer a nossa parte e denunciar o não cumprimento da lei.

💡 Para denunciar,o telefone da Vigilância em Saúde é o (48) 3212-3912.

Espero que essa lei apresente algum resultado, principalmente nos terminais de ônibus onde tem dias que a fumaceira é tanta que nem se enxergam os ônibus.

❗ Afinal, fumar não faz bem para a saúde e nem para o bolso de ninguém não é mesmo? 😉

Fonte: Prefeitura de Florianópolis: “Lei Anti Fumo entra em vigor nesta quinta-feira“;
Posted in Cidades, Consciência, Saúde, Você Sabia? | Tagged , , | Leave a comment

Soro da memória.

Será que funciona?

Splash
Creative Commons License photo credit: Michel Rios

Antes que eu me esqueça, 😛 vou registrar aqui uma matéria interessante que vi no programa Vida & Saúde (versão para Santa Catarina), onde eram apresentados os benefícios do “soro da memória”. O mesmo tema já tinha sido abordado em matéria do “Globo Reporter” em 2008.  Resultado de pesquisa nos laboratórios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), no Rio Grande do Sul, o soro da memória é extraído do leite que contém componentes poderosos que auxiliam na manutenção dos neurônios.  Mas como fazer o tal soro? Segundo a nutricionista da Unisinos, Denize Ziegler, a receita do soro:

Ingredientes:

1 litro de leite
1 limão

Modo de Fazer:

Para cada litro de leite, misture o suco de um limão inteiro. Deixe descansar de quatro a doze horas, fora da geladeira, até talhar. Depois, separe a parte sólida da líquida com uma peneira bem fina. A parte líquida é o soro da memória.
O soro pode ser guardado de três a cinco dias na geladeira. Também pode ser congelado – dura de três a seis meses.
Fica com gosto de limão. Também pode ser misturado a uma fruta ou a um suco de fruta.

Tome uma dose diária de 100ml (meio copo) de soro, antes de dormir, todos os dias. Faz efeito depois de três meses: melhora o sono, a atenção e a memória.
Importante: os leites de caixinha e em pó não funcionam nesta receita. A pesquisadora Denize Ziegler, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), diz que deve ser usado o leite de saquinho, de preferência do tipo A ou B.

Vídeo com o programa:

Fontes:
Globo Repórter: 28/11/2008, “Veja como preparar o soro da memória“;
Vida e Saúde. 06/02/2010 – Receita do soro da memória.

Posted in Saúde, TV | Tagged , , , , , | 2 Comments