Alternativa para aparelhos que não tem botão ON/OFF | Liga/Desliga

ON/OFF sem gambiarras… ou quase…

Save Electricity
Creative Commons License photo credit: kalebdf

Alguns aparelhos são projetados imaginando que seu uso será constante, neste caso se enquadram aparelhos como modem ou roteadores que, presume-se, que sempre deverão ficar ligados facilitando seu uso no dia-a-dia. Ok, sem problemas! 🙂 Concordo com isso. Mas… 😮 e se você mora sozinho e passa mais da metade do dia fora de casa? Não é um desperdício deixar um aparelho ligado “a tôa…” 24 horas, sendo que praticamente 14 horas ou mais não será utilizado de forma nenhuma?!

Pois é… uma alternativa que encontrei foi desplugar da tomada o aparelho toda vez que não utilizo. Mas essa opção acaba se tornando incômoda, sendo que ao puxar o cabo da tomada, fico com um cabo esticado pelo chão ou então dependurado em algum lugar que atrapalha. Outra opção que quase efetivei, mas acabei deixando de lado, pois envolvia fazer uma gambiarra, cortando o cabo e instalando um desses botões de Liga/Desliga, igual aos de abajures, ia ficar muito estranho num cabo desses de energia que costumam ser bem grossos. Uma outra opção envolvia comprar uma “régua” ou o tal “filtro de linha”, mas daí ia ficar com mais meio metro de cabo esticado e ainda um retângulo com meia dúzia de tomadas sobrando. Mas quando a gente menos espera as soluções acabam aparecendo na nossa frente, acabei encontrando por acaso, um produto que resolveu o meu problema e que coloca um botão ON/OFF  no meu roteador sem ter que cortar cabos ou ficar com cabos soltos pela casa: o protetor eletrônico da Clone.

O estranho é que procurei no Google, no Mercado Livre e não consegui achar nada parecido com isso, até que acabei “esbarrando” nele na loja de utilidades… 🙂 hehhe, fica a dica…

Protetor Eletrônico Clone

O plugue já vem no padrão novo (NBR 14136) e o melhor, o plugue macho de três pinos, tem opção de adaptar o terra, para que ele se encaixe nas tomadas do padrão antigo.

Agora, quando quero usar o roteador, é só apertar um botão… 😉

Outra opção mais sofisticada era comprar um adaptador com timer, onde é possível programar os dias e horários que devem ser energizados… mas daí já ia ficar bem mais caro… hehhe 🙂

This entry was posted in Casa, Informática, Sustentabilidade, Tecnologia and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Alternativa para aparelhos que não tem botão ON/OFF | Liga/Desliga

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *