Cuidado com as suas baterias.

Cuide bem das suas baterias!Li recentemente uma reportagem no G1 comentando alguns cuidados que devemos ter com as baterias de nossos (cada vez mais numerosos) aparelhos eletrônicos. Uma coisa interessante que descobri é que não existe mais aquele problema da bateria ficar “viciada”, caso fosse carregada antes da sua descarga completa, no texto é até recomendado que no caso de notebooks, por exemplo o usuário utilize o aparelho ligado na fonte de energia (claro que sempre que possível…). Veja o que diz a reportagem:

Na hora de colocar os cuidados em prática, é importante considerar o dinamismo da tecnologia. A necessidade de usar a carga até o fim para somente depois recarregar o celular, por exemplo, ficou no passado. “As baterias de hoje têm a tecnologia de íons de lítio [a mesma dos notebooks], que não possuem efeito memória. Assim, elas não têm sua capacidade reduzida quando colocadas para carregar sem estarem totalmente vazias”, explicou ao G1 Umberto Corradin, engenheiro consultor da Motorola.

O mesmo acontece com os computadores portáteis. “O usuário pode deixar o computador ligado ao cabo de alimentação 100% do tempo, sempre que tiver uma tomada por perto. Assim, quando efetivamente necessitar de mobilidade, a bateria usará a energia armazenada”, afirma Daniel Ribas, gerente de produtos/mobilidade da HP.

É interessante saber disso, aliás já tinha conhecimento disso há algum tempo… só que não sei porquê, sempre fico sismado e tenho a impressão de que quando compro um aparelho novo, depois de um tempo a bateria parece que dura cada vez menos e preciso recarregá-lo cada vez mais… :-)

Continuando ainda tem umas dicas interessantes a seguir:

1. Não utiliza seus eletrônicos em locais muito quentes ou sob o sol: opte sempre por ambientes frescos, ventilados ou refrigerados. O calor pode elevar a temperatura da bateria, aumentando riscos de danificação.

2. Mantenha seu equipamento eletrônico longe da água, líquidos ou vapor, pois essas substâncias podem levar à oxidação dos componentes da bateria.

3. Evite a queda dos aparelhos. Esse tipo de acidente pode causar danos às baterias e reduzir sua capacidade de armazenamento de carga.

4. Quando limpar a bateria de seus produtos eletrônicos, use somente um pano seco para a retirada da sujeira. Não utilize qualquer produto químico para limpeza.

5. Não compre baterias piratas para seus produtos. Além de escolher produtos originais, dê preferência para a mesma marca do seu aparelho.

6. Evite tocar nos contatos metálicos da bateria ou permitir que itens metálicos encostem neles.

Para economizar a bateria do notebook:

a. Desligue o computador quando ele não estiver sendo usado. Mesmo em descanso, o notebook consome energia.

b. Ative as opções de wireless e Bluetooth somente quando necessário, pois conexões desse tipo demandam alta capacidade de energia.

c. Utilize opções de energia do sistema operacional para reduzir o consumo de bateria, como por exemplo diminuir o brilho de tela.

Fonte: G1-Tecnologia: “Cuidado aumenta duração da carga de bateria


0 Responses to “Cuidado com as suas baterias.”


  • No Comments

Leave a Reply

*