Dia Internacional da Logosofia

Logosofia: A ciência do conhecimento de si mesmo. Curiosamente lendo as datas comemorativas do mês de agosto, reparei em uma data cujo significado eu nunca ouvira falar: “11 – Dia Internacional da Logosofia”, oras afinal o que é “Logosofia”???
Buscando alguns segundos na Internet logo descobri: A Logosofia é uma ciência, que oferece ferramentas de ordem conceitual e prática orientando a um processo que conduz ao conhecimento de sí mesmo. Nossa que interessante não?

O site da da Fundação Logosófica define ainda melhor: “A ciência do conhecimento de si mesmo.”

A Wikipedia nos diz:

A Logosofia é uma ciência desenvolvida pelo pensador e humanista argentino Carlos Bernardo González Pecotche, que oferece ferramentas de ordem conceitual e prática para obter o auto-aperfeiçoamento através de um processo de evolução consciente e realizar, paralelamente, um processo que conduz ao conhecimento de sí mesmo.

A Logosofia é uma nova forma de sentir e conceber a vida. Apresenta uma concepção do homem, de sua organização psíquica e mental, e da vida humana em suas mais amplas possibilidades e proporções.

Mediante o processo de superação estabelecido por seus preceitos, o ser humano poderá conhecer a si próprio e utilizar ao máximo as prerrogativas de seu ser psicológico, mental e espiritual.

A Logosofia dá conteúdo à vida, transformando o ser psicológica e espiritualmente, mudando seu destino por um melhor

Seu nome reúne em um só vocábulo as raízes gregas “logos” e “sofos”, que o autor adotou, dando-lhes a significação de verbo criador e ciência original, para designar uma nova linha de conhecimentos, uma doutrina, um método e uma técnica que lhe são eminentemente próprios.

Ainda na Wikipedia, os objetivos da Logosofia:

* A evolução consciente do homem, mediante a organização de seus sistemas mental, sensível e instintivo.

* O conhecimento de sí mesmo, que implica o domínio pleno dos elementos que constituem o segredo da existência de cada um.

* A integração do espírito, para que o ser possa aproveitar os valores que lhe pertencem, originados em sua própria herança.

* O conhecimento das leis universais, indispensável para ajustar a vida a seus sábios princípios.

* O conhecimento do mundo mental, transcendente ou metafísico, onde têm origem todas as idéias e pensamentos que fecundam a vida humana.

* A edificação de uma nova vida e de um destino melhor, superando ao máximo as prerrogativas comuns.

* O desenvolvimento e o domínio profundo das funções de estudar, de aprender, de ensinar, de pensar e de realizar, com o que o método logosófico se transubstancia em aptidões individuais de incalculável significado para o porvir pedagógico na educação da humanidade.

Quem criou a Logosofia? Segundo a Wikipedia foi “Carlos Bernardo González Pecotche, argentino, também conhecido por Raumsol, nasceu em 11 de agosto de 1901. Filho de Jorge Néstor González e Maria Pecotche, casou-se com Paulinia Eugenia Puntel em 08 de outubro de 1924 e teve um filho Carlos Federico González nascido em 11 de julho de 1925. Faleceu em Buenos Aires em 04 de abril de 1963.”

Acho que tudo que possa ajudar o ser humano a se aperfeiçoar e a ser tornar melhor para ele e seus semelhantes é bom e merece destaque, claro desde que utilizado com bom senso. 🙂 Vivendo e aprendendo sempre…

Fontes:


Technorati : ,

This entry was posted in Calendário, Curiosidades, Datas Comemorativas and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *