E viva o dia da Informática!

Sabia que hoje é o dia da Informática? Nem eu! 😛

🙂 Curioso de plantão: Descobri por acaso quando dava uma olhada nas datas comemorativas do mês de agosto. Que vergonha! Logo eu que ganho a vida trabalhando com informática…heheh 🙂
Bem que hoje deveria ser feriado, não é mesmo? Hoje a informática está presente em quase tudo nas nossas vidas: no trabalho, na nossa diversão, na medicina, nos esportes, na agricultura, nos transportes, praticamente em tudo… para onde se olhe nós vamos ver ele lá, de alguma maneira estará lá o danado do computador…

15 de agosto dia da Informática… oras mas porque essa data??? Segundo o site PortoWeb:

No dia 15 de agosto, comemora-se o Dia da Informática, tecnologia que, desde seu surgimento, vem revolucionando o mundo. Neste dia do ano de 1946, surgiu a Eniac, o primeiro equipamento que mereceu ser chamado de computador. Apesar de operar com válvulas, o Eniac era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência. Conta-se que esse computador nasceu do esforço dos EUA para construir a bomba atômica no fim da Segunda Guerra Mundial.

ENIAC

– As pessoas “entravam”, literalmente dentro do ENIAC!

ENIAC de novo!

– Acho que o ENIAC não cabe em meu apartamento… 😛

ENIAC hoje!

– O ENIAC hoje, já com mais de 60 anos: aposentado…! 🙂

😕 Mistéééério no ar: Achei estranho esta data, pois ela não é citada na Wikipédia, veja só:

ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Computer ou Computador e Integrador Numérico Eletrônico) foi o primeiro computador eletrônico.

Fabricado por John Eckert e John Mauchly na Universidade da Pensilvânia em 1946 com o patrocínio do exército estado-unidense, fora projetado para fazer cálculos balísticos durante a Segunda Guerra Mundial, mas só se tornou operacional depois do final da guerra.

Este primeiro computador pesava 30 toneladas, media 5,50 metros de altura e 25 metros de comprimento, foi construído sobre estruturas metálicas com 2,75 m de altura e contava com 70 mil resistores e 17.468 válvulas a vácuo ocupando a área de um ginásio esportivo. Segundo Tom Forester, quando acionado pela primeira vez, o ENIAC consumiu tanta energia que as luzes de Filadélfia piscaram.

Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje. O ENIAC, assim como uma calculadora, tinha de ser operado manualmente. A calculadora efetua os cálculos a partir das teclas pressionadas, fazendo interação direta com o hardware, como no ENIAC, no qual era preciso conectar fios, relês e seqüências de chaves para que se determinasse a tarefa a ser executada. A cada tarefa diferente o processo deveria ser refeito. A resposta era dada por uma seqüencia de lâmpadas.

Não achei (por enquanto…) uma referência mais concreta a respeito do porque da escolha do dia 15 de agosto, se alguém ai souber, por favor me avise!
🙂

Fontes:

This entry was posted in Calendário, Datas Comemorativas, Trabalho and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *