Você está preparado para viver muito?

Quanto tempo você quer viver? Muito? Pouco? Você decide!

Quer Envelhecer Bem? Então pratique bons hábitos...

Vovô e Vovó Smiles: Quer Envelhecer Bem? Então pratique bons hábitos… 🙂

Apesar da minha idade é sempre bom saber: 😉 Hoje, com o avanço da ciência e acesso relativamente fácil a informação, é possível decidir sim se você quer viver muito tempo e bem. Só depende de suas decisões hoje para ter uma velhice com mais saúde e disposição 🙂 . Aquela visão que tinhamos dos “velhinhos”, o vovô e a vovó, que ficavam o dia todo em casa só vendo a TV, cuidando das plantinhas ou fazendo tricô acabou, ou pelo menos para mim não será assim. Tem se comprovado cada vez mais que é possível envelhecer com saúde e aproveitar ao máximo essa fase da vida. Uma reportagem do Globo Repórter registrou estes fatos cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia:

Fôlego para viver muito e viver bem. Já houve um tempo em que esse era apenas um sonho para poucos. Os brasileiros que nasciam em 1900 tinham uma expectativa de vida de apenas 34 anos. Na década de 60, melhorou: 56 anos. E hoje, 70, 80, 90… Tem muita gente com essa idade se divertindo por aí. Gente que sabe valorizar os avanços da ciência e da medicina e aproveitar muito bem o tempo que ganhou a mais.

Hoje as “avós” fazem até mergulho no meio dos tubarões… espero ficar velho desse jeito também, heheh 🙂

Foi aos 70 anos que dona Iara conheceu essa paixão. Para agradar a neta, fez um mergulho para principiantes durante as férias. As duas caíram juntas na água, e viver ficou muito mais emocionante.
Animada, dona Iara decidiu transformar a piscina de casa em local de treinamento. Contratou instrutores para fazer as primeiras aulas do curso de mergulho. Início de uma nova fase da vida. A aposentada descobriu que basta querer para ser feliz – até debaixo d’água.

“Você não faz idéia do que tem de tubarão. Ficamos doidos olhando”, conta dona Iara. Durante 40 minutos, ela e um grupo de turistas apreciaram o almoço dos tubarões. Todo mundo com cara de paisagem para não atrair a atenção do bicho. “Achei ótimo porque eu não podia pôr a mão nele, mas ele podia pôr em mim.”

Este é só um exemplo de que mudando nossa forma de pensar e nossos hábitos e utilizando as informações a nossa disposição é possível cuidar da saúde e viver bem… E aquela velha desculpa do atrasado que dizia “- que tinha chegado tarde porque foi levar a vovó na musculação…” nunca será tão verdadeira… 🙂

Você sabe o que é envelhecimento ativo?

O documento “Envelhecimento Ativo: Uma Política de Saúde“, cita:

Se quisermos que o envelhecimento seja uma experiência positiva, uma vida mais longa deve ser acompanhada de oportunidades contínuas de saúde, participação e segurança. A Organização Mundial da Saúde adotou o termo “envelhecimento ativo” para expressar o processo de conquista dessa visão.
“Envelhecimento ativo é o processo de otimização das oportunidades de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas.”

DEZ PASSOS PARA A DIETA DOS IDOSOS

Para garantir tudo o que um idoso precisa, o Ministério da Saúde elaborou um lista com os dez passos da alimentação saudável. Confira:

Passo 1 – Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!

Passo 2 – Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como batata e raízes como mandioca (macaxeira ou aipim) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

Passo 3 – Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

Passo 4 – Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

Passo 5 – Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção e carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

Passo 6 – Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

Passo 7 – Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, duas vezes por semana.

Passo 8 – Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

Passo 9 – Beba pelo menos dois litros (seis a oito copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

Passo 10Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Fontes:

This entry was posted in Alimentação Saudável, Qualidade de Vida, Reflexão, Saúde and tagged , , , . Bookmark the permalink.

1 Response to Você está preparado para viver muito?

  1. Pingback: Vivendo e aprendendo sempre… » Blog Archive » Viva para a melhor idade!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *