Lendas Urbanas do meu Brasil.

Conhece algum “causo” ai da tua cidade? Então mande para cá… :-)

Ninguém mexe no meu anel não...

- Ei! Aqui ninguém mexe no meu anel, não… tá me estranhando é…?!

Bizarro, bizzarro, bbizaarrroo: Agosto além de ser o mês do cachorro louco, também é o mês do Folclore, existem vários ícones personagens que são praticamente celebridades de destaque no Folclore Nacional: A mula-sem-cabeça, o saci-pererê, o cururpira, políticos honestos, etc… são só alguns exemplos do que eu quero dizer sobre as lendas, que em resumo são coisas que ficam no “existe-que-não-existe” do imaginário popular. Como diria a Wikipédia a melhor definição (até o momento…) de folclore é:

Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes, lendas, tradições e festas populares transmitidos por imitação e via oral de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios e canções.

Não vou comentar a respeito deles (por enquanto…), pois creio que já temos um farto material de fofocas a respeito desses personagens. O que me espirou inspirou a escrever este post foi algo discutido aqui no trabalho durante o café com alguns colegas:

- “Ouvi dizer que tais números na caixa de leite (os de final 5, 6, 7, blá, blá…) são de leite re-pasteurizado quinhentas vezes…” :-?

Hehehh, claro que achei isso muito engraçado, pois não existe nenhum fundamento lógico para tal história estória… (ou será que é verdade…) :-o ?

Eureka! Aí é que está a coisa!!! Notei que hoje aqueles que eram celebridades na categoria “conto da carochinha” ou categoria “mito/lenda” estão meio em baixa… ou você ainda acha que tem criancinha que acredita em lobisomem, saci-pererê… :-P Então resolvi fazer uma lista das “lendas urbanas bizarras existentes no Brasil” que eu me lembrava… :-)

Então lá vai a lista, que por sinal é só uma lista mesmo, depois faço um ranking a respeito das melhores :-) :

A caixa de leite e a numeração conspiratória que não são os números de LOST. :-)

Essa é boa, e tem até alertas nos supermercados desmentido a estória. Dizia a mensagem do e-mail: “Se uma embalagem tiver o número 1, significa que é a primeira vez que sai da fábrica e chega ao supermercado para a venda final, já se tiver o número 4, significa que ele já foi re-pasteuridado 4 vezes e depois retornou para o supermercado para a venda e assim por diante…” :-o

A “Mensagem Falsa” Original (Não acredite nisso que vai ler):

Muita atenção quando forem comprar leite em caixinha! Fiquei sabendo por fontes seguras que, por não serem vendidas até determinado prazo, essas caixinhas voltam para a fábrica para que o leite seja repasteurizado! Isso pode ocorrer por até 5 vezes, o que acaba deixando o leite com um sabor diferente, aumentando a possibilidade dele coalhar e reduzindo significativamente sua qualidade, já que o teor nutricional diminui.
Ao voltarem para a venda ao consumidor final, o pequeno número que está marcado na figura acima com o círculo vermelho é alterado. Esse número varia de 1 a 5 e o ideal é comprar até o número 3, acima disso, a qualidade do leite estará bem ruim. Esse pequeno número fica localizado no fundo da caixinha, se você for comprar uma caixa fechada, basta verificar apenas uma embalagem, todas as outras terão a mesma numeração. Por exemplo, se uma embalagem tiver o número 1, significa que é a primeira vez que sai da fábrica e chega ao supermercado para a venda final, já se tiver o número 4, significa que ele já foi repasteuridado 4 vezes e depois retornou para o supermercado para a venda final e assim por diante… Dêem mais atenção, principalmente, quando a oferta for muito boa, geralmente, o supermercado coloca um valor menor para os produtos que já passaram várias vezes por esse processo, os de número 4 e 5.
Essas informações são de uma pessoa que já trabalhou na indústria alimentícia e conhece todo esse processo, por isso, não deixem de fazer sempre essa observação! Saúde a todos!

Garrafa d’água em cima do medidor de luz economiza energia elétrica.

Dizia a lenda que se você colocar algumas garrafas cheias de água em cima do medidor de luz, a mesma reduziria a conta de energia no final do mês… (só esqueceram de falar que com essa atitude a conta da água é que ia ficar mais cara, heheh… :-P ) No site do E-Farsas você lê mais a respeito da lenda da luz

Anel das latinhas de refrigerantes, cervejas e sucos, podiam ser revendidos aos dentistas ou ganhavam um computador.

Outra boa dos contos: Diz a lenda que juntando uma determinada quantidade de anéis das latinhas esra era possível trocar por um computador. Uma outra variação dizia que os dentistas compravam os tais anéis para fazer aparelhos dentários. Depois que passaram esse conto para frente a criançada ficou louca atrás dos tais anéis… muito engraçado a molecada nem tomava mais o refrigerante, só pensavam no anel… :-) . No site Sucatas.com existem algumas explicações interessantes a respeito do assuntoMistério dos lacres das latinhas“.

Pendurar sacos cheios de água para espantar moscas.

Mais uma que você vê em qualquer canto do Brasil: Gente pendurando sacos cheios de água com a intenção de “espantar” as moscas… puro folclore… será?

Se você se lembrar de mais alguma aí da sua região, por favor me envie para que eu possa aumentar a lista… :-)


12 Responses to “Lendas Urbanas do meu Brasil.”


  • Josiane Gabrielly da Silva Colissi
    essa é uma boa lenda

    boa noite cinderela

    Essa é uma das minhas lendas favoritas, foi citada no filme
    Lenda Urbana.
    Não ha nada de sobrenatural nela, mas é muito
    interessante, além de servir como uma alerta sobre os perigos que
    rondam na noite, já que esse estava sendo o enredo de uma situação
    real que fez e faz muitas vítimas no mundo todo.

    Um garoto sai para curtir a noite em um bar. Lá conhece uma mulher
    linda, e eles começam a conversar e a beber. Pinta então um clima,
    e ela o convida para ir ao seu apartamento. Chegando lá o oferece
    mais uma bebida e o rapaz não percebe que ela colocou algo dentro.

    No dia seguinte ele acorda em uma banheira cheia de gelo, ele então
    ainda meio tonto pelo efeito da droga encontra ao lado da banheira
    um bilhete que diz: “Ligue rápido para o hospital ou vai morrer”.
    Ele liga, conta o que aconteceu e é orientado para verificar se
    existem duas incisões nas costas na altura dos rins. É então que
    percebe que teve os dois rins roubados

  • Olá Josiane!

    Bem lembrado, essa também chegou bastante por e-mail! Boa a sua dica! Quanto ao filme “Lenda Urbana”, não assisti ainda, mas vou pegá-lo para ver…

    Valeu! :-)

  • Aparição de “gato”

    Pessoal,

    Há alguns anos atrás, conversando com uma amiga sobre aparições, mesmo eu tendo achado muitissímo engraçado e até chorado de rir, ela terminou de descrever o ocorrido e me afirmou e reafirmou inúmeras vezes que era um fato verídico o que ela acabava de contar: havia visto um gato dentro de casa e outras duas vezes no escritório onde ela trabalhava, inclusive, ela me perguntava como se eu soubesse explicar “como”, aquele suposto gato havia aparecido na sua casa ou no escritório, e “do nada”, havia desaparecido.

    Explicando melhor, ela dizia acreditar em presságios com gatos, pois havia herdado tal costume de sua vó, que herdou de sua mãe, etc, etc…, daí, a tal certeza e o “medo” de ter visto o animal por três vezes.

    A questão é: como lembrei desse relato para disponibilizá-lo para todos agora?

    Domingo passado, em um evento sobre místissismo em Londrina, o assunto “sonhos” estava sendo abordado, dele, apareceram várias variações sobre “gatos”, que geraram as variações sobre aparições, que geraram relatos parecidos com o relato da minha amiga. Todos, muito assustadores.

    Na pausa do café, conversei com um dos participantes que havia nos passado sua experiência e ele ressaltou: “várias pessoas já relataram no meu Blog que se sentiram sendo observadas, e quando constatam tal situação, se deparam com um gato siamês de relance que num piscar de olhos desaparaceu!”

    Fica aí, mais um item para o assunto “Lenda Urbana”.

    Até mais,

  • Oi Victor!

    Essa também é interessante! Além de gatos, me lembrei agora que algumas pessoas também relatam tal situação só que com corujas…

    Valeu pela colaboração aqui no blog!
    Abraços.

  • Ah, tem aquelas lendas tambem que

    “O amigo do amigo do amigo do seu melhor amigo já deve ter sido vítima desse caso. Sentou numa cadeira de cinema e sentiu uma agulhada. No assento, um bilhete: ‘‘Bem vindo ao mundo real, agora você também faz parte do mundo do soro-positivo’’. Portanto, não esqueça a camisinha. Nem no cinema. ”

    rsrsrs…

  • Olá Reddi!

    Já tinha ouvido falar desta lenda urbana, inclusive me lembro que há tempos atrás, de ter recebido vários e-mail’s com esta estória, as pessoas até ficavam com medo de ir ao cinema e quando iam verificavam bem a cadeira antes de sentar, hehehe… :lol:

    Obrigado pela sua colaboração!
    Abraços. :-)

  • minha esposa me faz comprar todo estoque de leite numero 1 rsrs nao aguento mais por favor me de uma prova pra que eu possa passar pra se nao vou comprar todo estoque do mercado !!!!!!!!!!!!!!!urgente alessandro-nt@hotmail.com
  • Oi Alessandro!

    Curiosa a preocupação da sua esposa com relação as caixas de leite! :-D Mas pode tranquiliza-la, pois isso não passa de mais uma lenda urbana ou um boato de mal gosto.
    No site da Tetra Pak tem uma área exclusiva para esclarecer este mito criado em torno da fabricação do leite longa vida. Dê uma olhada lá também. O link é:

    http://www.tetrapak.com.br/tetraleite/index_tetraleite.asp

    Obrigado por comentar aqui no blog.
    Abraços. :-)

  • A da garrafa da água foi assim, um catador de lixo esperto um dia pensou como faria para aumentar o numero de garrafas pet na coleta, inventou esse causo, de lambuja levou a água que tava dentro, hoje é dono da maior recicladora do Brasil.
    ahuhauhauhauhuhauhauhuh
  • Oi Junior!

    Boa explicação para as garrafas cheias de água!! Hehehe… :lol:

    Abraços.

  • eu ja fiz varias vezes esses jogos de terror como o do copo,da moeda voce de via botar esses jogos ai
  • Boa dica Paula! Quem tiver alguma história legal a respeito é só mandar para nós!

    Abraços.

Leave a Reply

*