Caju não é fruta! Como assim mesmo…

Mas como??! Porque Caju não é fruta?!

Cajú

Pedúnculo responde: -Eu “fruta”?! Tá me estranhando é!?… :-)

Revelação: Apesar de ser apreciador do Caju, assistindo ao Fantástico fiquei intrigado com uma “errata” anunciada pelo Pedro Bial que em uma reportagem falando da fruta e do apoio do Lula ao uso do Caju na culinária geral brasileira, corrigiu a reportagem dizendo que na verdade o Caju não é fruta e sim um “pedúnculo“, caracas e eu que passei a minha vida comendo caju, tomando suco de caju, sem saber esta verdade por mais de vinte anos… :-o

E como a verdade está lá fora, fui atrás dela na Wikipedia e olha só o que ela cita:

O caju (do tupi-guarani acayu ou aca-iu, com o significado ano, uma vez que os indígenas contavam a idade a cada safra) é muitas vezes tido como o fruto do cajueiro (Anacardium occidentale) quando, na verdade, trata-se de um pseudofruto. O que entendemos popularmente como “caju” se constitui de duas partes: a fruta propriamente dita, que é a castanha; e seu pedúnculo floral, pseudofruto geralmente confundido com o fruto. Este constitui-se em um pedúnculo piriforme, amarelo, rosado ou vermelho, geralmente carnoso, suculento e rico em vitamina C e ferro, comestível, de onde se preparam sucos, mel, doces, passas e cajuína, uma bebida sem álcool.

O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, mais conhecido como castanha-de-caju, consumido assado e geralmente salgado.

Fato são fatos: Então a verdadeira fruta é a Castanha-de-caju (aquela que a gente come todo salgadinho…) e não o Caju… que coisa, hein!

Que eu já sabia que tomate não é legume, agora que Caju não é fruta…, ainda bem que essa não caiu no meu vestibular, hehehe, vivendo e aprendendo sempre… :-)

Estranho: Não sei com você, mas comigo toda vez que leio ou escuto a palavra “caju”, me vem a cabeça aquela musiquinha do Tim Maia (“…tomo guaraná, suco de caju, goiabada para a sobremesa….”)… :-P


10 Responses to “Caju não é fruta! Como assim mesmo…”


Leave a Reply

*