Orgânico ou não-orgânico? Eis a questão…

Sabe a diferença entre um alimento orgânico e um não-orgânico?

Vai um orgânico ai?!

- Vai um orgânico ai?! :-)

Andando pelo supermercado, notei que cada vez mais alguns alimentos estão recebendo tratamento “vip” nas prateleiras, bem embaladinhos, bem separados uns dos outros, são os tais dos orgânicos os pop-star’s do supermercado, e claro estrela que se preza tem o cachê ($$$) mais alto. Mas será que vale a pena!? Algumas questões a respeito dos produtos orgânicos e não-orgânicos… :-?

Qual a diferença? Basicamente a principal diferença entre os produtos orgânicos dos não orgânicos está na Características do orgânicos.maneira como são produzidos (cultivo, trato) os alimentos ou na forma de tratar dos animais. Os produtos considerados orgânicos seguem critérios rígidos de produção, como por exemplo não utilizar agrotóxicos no seu cultivo, ou na criação de animais não utilizar remédios ou hormônios.

Porque produtos orgânicos são mais caros? Orgânicos são mais caros porque o cultivo torna-se mais dificultado (lembre-se que não utilizam-se componentes quimicos no controle de pragas, por exemplo), então o cultivo deve ser controlado de maneira equilibrada utilizando somente métodos naturais tanto na adubação quanto no controle de pragas sendo quase sempre desenvolvido em pequena escala por pequenos produtores. E existe também a questão do marketing que utiliza o apelo “ecológico” de sua produção.

Alimentos orgânicos são mais saudáveis? A reportagem da jornalista Vivian Chies destaca algumas controvérsias a respeito desta questão:

[...]No entanto, para a nutricionista Silvia Cozzolino, professora da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Conselho Regional de Nutricionistas III Região (SP/MS), do ponto de vista nutricional não há muitas diferenças entre alimentos cultivados de modo orgânico e convencional. “Tanto que dizer ‘coma só orgânicos que você estará bem alimentado’, para mim, não é verdade. Você estará bem alimentado comendo um ou outro”, diz a professora.

A idéia de que alimentos orgânicos são mais saudáveis sustenta-se principalmente na possibilidade de que os produtos da agricultura tradicional podem estar contaminados (ou conter resíduos) pelos defensivos agrícolas, os chamados agrotóxicos. Para o professor emérito da Universidade Federal de Lavras, Alfredo Scheid Lopes, “seguindo-se as instruções de uso e, acima de tudo, o tempo de carência entre a aplicação e a colheita, a possibilidade da presença de resíduos em alimentos é muito mais exceção do que regra”.[...]

E ai!? O que você acha? Será que os alimentos orgânicos são melhores que os convencionais? Ou você é daquela fisolofiafilolosofia filosofia que diz “… aquilo que não mata engorda…:-)

Fontes:


1 Response to “Orgânico ou não-orgânico? Eis a questão…”


Leave a Reply

*