Coma mais peixe!

Comer peixe faz bem! Coma!

Coma Peixe!

– Miau! Peixe é muuuiitttooo bom! 🙂

Não entendo quando alguém me diz que não gosta de comer peixe. Eu adoro peixe! E claro um bom churrasco também vai muito bem! 😆 Ok, ok, nesse negócio de comida eu sou bem eclético mesmo. Mas a questão aqui é a respeito do consumo do peixe. Comer peixe nos traz uma série de beneficios veja um trecho do artigo “Peixe é Sabor e Saúde!” da secretaria de abastecimento da cidade de São Paulo:

Para começar, o peixe é rico em proteínas, como qualquer outra carne. Por isso, quem quer deixar de lado a carne vermelha, estará bem nutrido comendo peixe. Além disso, tem grande quantidade de minerais, entre eles cálcio, fósforo, iodo e cobalto, e é também fonte das vitaminas A, D e B.

E a melhor notícia é que peixe tem pouca gordura! É claro que existem algumas espécies gordurosas, mas, em geral, o peixe tem bem menos gordura do que carne vermelha e frango, e isso faz com que sua digestão seja mais rápida.

E peixe é ótimo para quem quer perder peso e controlar o nível de colesterol no sangue! Algumas espécies de peixe, principalmente aqueles de água fria, são ricos em ômega-3, que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde.

O ômega 3 diminui o risco de doenças cardíacas, aterosclerose (endurecimento das artérias) e ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.

E, por agir nas células nervosas, o ômega-3, encontrado no peixe, ainda pode ajudar no tratamento da depressão, ansiedade e problemas de sono.

Esse tipo de gordura auxilia, ainda, no tratamento da pressão alta, na coagulação do sangue, no alivio das dores causadas pela artrite reumatóide, na proteção da pele contra raios ultravioleta e inflamações.

Vai um peixinho aí?

– Vai um peixinho aí?

Cuidado ao consumir o peixe: A difilobotríase é uma doença intestinal de longa duração, causada por um cestódio, o Diphyllobothrium spp., conhecido como a tênia do peixe . Instala-se no intestino delgado podendo persistir por mais de 10 anos. Normalmente é transmitido pelo consumo do peixe cru ou mal cozido, portanto a recomendação é para o congelamento prévio por 7 (sete) dias à temperatura de -20ºC ou 15 (quinze) horas à -35°C, de todo peixe que será consumido cru. Então amantes da culinária japonesa, cuidado onde compram o seu peixe de cada dia. 80

Fontes:

This entry was posted in Alimentação Saudável, Qualidade de Vida, Saúde, Você Sabia? and tagged , , , . Bookmark the permalink.

1 Response to Coma mais peixe!

  1. Pingback: Vivendo e aprendendo sempre… » Blog Archive » Eu não disse? Coma peixe…

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *