Sobre a História de Florianópolis…

Ilha de Santa Catarina antes de virar Florianópolis, antes de virar Floripa… :-)

La Pérouse- Veduta dell´ Isola di Sta.Catterina.

Morando aqui em Florianópolis há pouco tempo, achei interessante conhecer um pouco a respeito do lugar que escolhi para viver. Sobre Florianópolis, Floripa para os íntimos, sempre escutei falar pela grande mídia assuntos ligados ao turismo, comentários sobre a beleza das praias e da natureza. De fato até apelidaram a ilha de Santa Catarina de “Ilha da Magia”… ok! :-) Esta história eu já conheço. Mas acho que na condição de novo morador e cidadão de responsabilidade, conhecer mais a fundo um pouco da história deste lugar seja muito importante. :lol:

A respeito da gravura: A primeira imagem documentada da ilha de Santa Catarina foi feita por um viajante estrangeiro. O artista, francês, nasceu em 1756 e morreu em 1788. Foi desenhista, gravador e pintor, formado na escola de Belas Artes de Paris. Engajou-se na expedição de La Pérouse, em 1785, registrando locais por onde passava a expedição. Grande parte dos desenhos se perdeu no naufrágio que deu fim à expedição. Porém, quatorze registros foram conservados, nove dos quais gravados no Atlas publicado com os documentos da expedição de La Pérouse.

A gravura “Veduta dell´ Isola di Sta.Catterina” se origina da tradição italiana “vedutista”. São as famosas “vistas”. Apesar do realismo da cena, em que ao fundo se vê a Vila do Desterro e seu casario, esta cena reflete com grande lirismo e em uma concepção leve e poética, os conceitos europeus como registro documental de paisagens. A força da natureza e seu impacto certamente contribuíram para atenuar um tipo linear de educação artística de paisagem. Trata-se de um olhar mais contemplativo, isento de traços duros, pois a grandeza da paisagem é sedutora e envolvente.

Fonte: CEART-UDESC: “Conheça um pouco mais sobre os Artistas Catarinenses e Florianópolis


0 Responses to “Sobre a História de Florianópolis…”


  • No Comments

Leave a Reply

*