Armadilha contra a dengue

Ajude você também a acabar com esse mosquito! Xô mosquito! :-)

remindr

Creative Commons License photo credit: jurvetson

Soluções são sempre bem vindas! Em uma reportagem apresentada no Jornal Hoje a respeito do combate ao mosquito da dengue foi apresentada uma armadilha bem simples de fazer, pois utiliza materiais que normalmente temos em casa e que podemos reciclar para montar a armadilha. Vale lembrar que para ela funcionar melhor, é importante manter o ambiente sem os criadouros comuns do mosquito como pneus, vasos, lixo ou áreas que possam acumular água parada que servem de ambiente para a reprodução dos insetos. A invenção foi desenvolvida pelo professor Maulori Cabral junto com um grupo de pesquisadores das Universidades Federais do Rio e Fiocruz.

Veja a seguir como produzir a armadilha:

Aprenda a fazer em casa uma armadilha para capturar o mosquito da dengue

Você vai precisar:

-Uma garrafa pet
-Um pedaço de micro tule
-Lixa
-Fita isolante
-Alpiste
-Arroz ou ração para gato
-Tesoura

Como fazer:
Corte a garrafa na altura em que ela começa a afunilar e lixe a parte interna do funil da garrafa. Coloque um pedaço de micro tule na boca da garrafa e fixe bem. Triture uma pequena quantidade de arroz, alpiste ou a ração para o gato e coloque no fundo da garrafa. Depois, prenda as duas partes da garrafa, o funil e a base, com a fita isolante. Verifique se a garrafa ficou bem vedada.

Funcionamento:
O alimento vai atrair o mosquito da dengue e logo larvas e ovos vão aparecer na garrafa. Para garantir se a larva é do mosquito da dengue, basta apontar uma lanterna para a garrafa. Se a larva fugir da luz é sinal que se trata do mosquito da dengue.

A seguir um vídeo com a reportagem:

Fonte: Jornal Hoje:”Armadilha para o mosquito da dengue” e “Luta contra a dengue


10 Responses to “Armadilha contra a dengue”


  • Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela,manjericão,usem seus derivados,criem muitos predadores do aedes,aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes lebiste,sapos,cata-larvas,telar caixas dágua,bacillus thuringiensis.
  • Olá Ioshiko!

    Boas as suas dicas para erradicar a dengue. Eu não sabia que o manjericão tinha essa capacidade. Outra era sobre o “bacillus thuringiensis”, por curiosidade acabei pesquisando e descobri que trata-se de uma bactéria encontrada naturalmente no solo que tem sido utilizada para produzir inseticidas biológicos. Aprendi mais duas… :-D
    Obrigado por comentar aqui no blog! Valeu!

    Abraços.

  • Olá, Reinaldo, que bom q.vc.gostou. Então, vai mais uma dica:Para combater os sintomas da dengue, tome chá de cravo-de-defunto(tagetes patula):
    l.Ferver 250ml de água;
    2.Pegar 10 folhas de cravo-de-defunto,picar e colocar na água fervendo;
    3.Apague o fogo e cubra com uma vasilha;
    4.Deixar esfriar por uns 10 minutos;
    5.Beber ainda quentinho, aos gole antes de dormir; 6.Se for necessário, repita novamente o chá de manhã e também à noite.
    Melhor do que tomar muitos remédios e ficar com efeitos colaterais.
  • Muito boa esta dica, vou fazer e repassar para todos que conheço.Obrigada, professor.
  • OLIveltonmorais
    isso funciona mesmo
  • Para ajudar no combate à dengue,plantem citronela(a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água,( peço que façam a experiência!),manjericão,tagetes patula,usem seus derivados(desinfetantes,essências,óleos,velas,sabonetes),criem muitos predadores do aedes:aranhas mosquiteiras,lagartixas de parede,libélulas,pássaros insetívoros,peixes guppy nos reservatórios de água,sapos,além de telar caixas dágua,eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis,armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta(serão 450 ovos que deixam de criar!).Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.Basta analisar:onde mais se investiu com inseticidas(Pan 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar! Perfume também espanta o mosquito.Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama.O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
    nobukunister@gmail.com

    “O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores”, afirmou.

  • Dengue-sugestões
    ,Usem armadilhas: TRAP-exterminador de mosquito fotocatalítico,fiz o teste e atrai,(antes de picar as pessoas) captura e extermina, mesmo!Vejam na Internet que tem os detalhes. Apropriado para residências e escritórios.Tem a Adultrap, feito de plástico reciclável,manual,atrai a fêmea para oviposição,só que depois de sugar o sangue das vítimas,eficiente,mais barato e durável,própria para ir a campo,nas fábricas,onde tem poeira.Tem a BG-Sentinel,estão testando em Manaus,adequado para agentes da dengue,deveriam fabricar na oficina.Já chegou nas farmácias PRODEN,medicamento homeopático para combater os sintomas da dengue,evita a hemorrágica. Sou sobrevivente da dengue hemorrágica.
    nobukunister@gmail.com
  • Olá! Quero muito fazer a armadilha, inclusive já tenho várias garrafas PET prontas, no entanto não encontro o tal do micro tule aqui em Jaguariúna…Será que se eu dobrar o tule dá o mesmo efeito?
  • eu gostei muito!!!!!!!!!
  • gostei dessa mensagem da armadilha da dengue

Leave a Reply

*