Saúde e alimentação saudável.

Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!!! :lol:

cat power:could we
Creative Commons License photo credit: visualpanic

Costumo sempre registrar aqui informações relacionadas a saúde, bem-estar e qualidade de vida, afinal a temática deste blog é “Vivendo e Aprendendo Sempre…” ;-) e dessa vez vou comentar sobre algo rarissímo na TV aberta: bons programas. Nesta sexta-feira, quatro de abril de 2008, o assunto abordado pelo programa “Globo Repórter” foi o tema “Saúde”.

Apesar de apresentar informações muito resumidas, a reportagem foi bem interessante dando boas dicas de alimentação e exibindo bons exemplos de pessoas que mudaram sua qualidade de vida alterando somente seus hábitos alimentares e com a prática de exercícios.

Fatos interessantes que foram apresentados:

A geração de hoje é bem mais pesada do que as gerações anteriores, como por exemplo da década de 1970. Um dos fatores desse aumento de peso da população é a falta de exercícios físicos ou a prática de esportes. Sem dúvida o sedentarismo que vivemos hoje influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas, isso aliado a correria do dia-a-dia, a violência das ruas, o excesso de TV, Computador e Video-Games colaboram ainda mais nessa equação. Só para ter uma idéia quando eu era criança, as brincadeiras eram correr, jogar futebol, pular, subir em árvores, soltar pipas, jogar bolinha de gude e outras atividades ao ar livre, hoje vejo as crianças “presas” em suas casas, grudadas na televisão ou no video-game.

Os alimentos disponíveis consumidos pelos brasileiros, em sua maioria são bons para a saúde, como demonstrado ao comparar a “dieta brasileira” com a tão famosa “dieta do mediterrâneo“. O grande vilão na verdade é o consumo em excesso ou seja nós comemos demais da conta. A solução seria re-educar a quantidade consumida e claro evitar aqueles alimentos já comprovados como grandes causadores dos problemas como as comidas com excesso de gordura, gordura trans e açúcar refinado (biscoitos doces, chocolates, sorvetes).

Apareceram alguns exemplos de iniciativas em relação ao consumo consciente de alimentos saudáveis, como um restaurante à quilo que tem todo seu cardápio baseado em alimentos livres de gordura trans. A professora que conseguiu resultados surpreendentes sem precisar apelar para remédios ou tratamentos médicos especializados. Isso mostra que com força de vontade e disciplina é possível sim, conseguir bons resultados.

Um outro assunto mostrado foi a respeito da capital brasileira com o melhor índice de qualidade de vida: Aracaju. Gostei do que foi mostrado sobre o que tem sido feito por lá. Serve de exemplo aqui em Florianópolis, infelizmente a cidade perdeu o posto de capital com o melhor índice de qualidade de vida, mas também um local onde ainda existem lugares sem saneamento básico e onde a cultura do carro e do sedentarismo não para de crescer, só para se ter idéia a proporção está próximo de 1,5 habitante por carro. 8O

Importante dar o destaque para a aveia e de seus benefícios à saúde de quem a consome com frequência, influindo na redução do colesterol. A reportagem cita:

[...] Para ser eficiente, a aveia tem que ser consumida todos os dias. E basta o equivalente a meio copo. Pode ser no leite, na sopa, misturada a qualquer alimento. [...]

E para concluir para ter boa saúde e qualidade de vida, basta um pouco de disciplina, informação e claro boa vontade de dar o primeiro passo… ;-)

[Update] Aliás, alguém ai sabe onde fica o endereço daquele restaurante de Florianópolis que apareceu durante a exibição do programa?? :-?

Quer saber mais?! Dê uma olhada na reportagem lá…

Fonte: Globo Repórter: “Saúde”, exibido na sexta-feira, 04/04/2008.


0 Responses to “Saúde e alimentação saudável.”


  • No Comments

Leave a Reply

*