Cidades desconhecidas por mim: Bady Bassitt.

Mais uma cidade desconhecido por mim: Bady Bassitt. :-)

Descobri por acaso esta cidade que, pelo seu nome, se caísse no vestibular perguntando em qual país ficava e as opções fossem Brasil, EUA ou México, eu na certa optaria pelo país estado unidense e ia tomar na cabeça… :-)

Vista aérea da cidadeVista aérea da cidade de Bady Bassitt.

Mas o que me atiçou a curiosidade de saber onde fica esta cidade foi a notícia de que um Leão estava a solta por lá! (E não estou falando do leão da receita federal, heheheh…) aparentemente um felino legitimo com juba e tudo, pode isso?!… :-?

Como o leão foi parar por lá?! Bom depois você lê a notícia completa no G1.
Mas voltemos ao assunto principal deste post comentando algumas informações a respeito de mais uma cidade que eu nem sabia que existia neste nosso Brasil varonil…

Bom pelo menos a pesquisa foi mais facilitada, pois a cidade tem um site desenvolvido pela prefeitura do municipio, bom, não é lá essas coisas (pelo menos aqui no meu Firefox, alguns itens da página ficaram meio esquisitos, fora os link’s piscantes que me irritaram os olhos…) mas já serve para nos dar alguma informação.
Pelo mapa que tinha lá no site dando a localização de Bady Bassitt não consegui ter a mínima noção de onde fica exatamente esta cidade no país. Preciso recorrer a outros meios para poder localizar melhor a danada da cidade… :-)

Bady Bassit no mapa.

Mapa do site da Prefeitura

Para isso a Wikipedia é uma “mão na roda” :lol:

Mapa da Wikipedia.

Um pouco a respeito da cidade.
A cidade está situada na região de São José do Rio Preto, aproximadamente 450Km da capital São Paulo. Com aproximadamente 15.861 habitantes.

E porque o nome de Bady Bassitt?
Antes do nome atual a cidade se chamou Borboleta, nome dado ao municipio em 1.959 insituido pela lei 5.285 de 18 de fevereiro de 1.959. Em 1.963, atribuído pela lei 8.050, que alterava o nome de Borboleta para a denominação atual: Bady Bassitt, homenagem a um deputado estadual de São José do Rio Preto.

Brasão da cidade de Bady Bassitt Bandeira da cidade
Brasão e Bandeira de Bady Bassitt

:idea: É isso aí, se você quiser complementar este post com mais dados, informações turísticas, notícias, personalidades ou curiosidades a respeito desta cidade, é só deixar um comentário aqui no blog, ok!? A gente agradece! Vivendo e aprendendo sempre… :lol:

Fontes:
Wikipedia: “Bady Bassitt
Site Oficial: “Prefeitura de Bady Bassitt


23 Responses to “Cidades desconhecidas por mim: Bady Bassitt.”


  • André Capezzuto
    Obrigado:

    Pensei se tratar de uma cidade do Iraque ou Irã.

    Em São Paulo!!!

    Além do nome “sui-gêneris” também possui leão africano (SOLTO!!)

    Por enquanto não recomendo visitas.

    Valeu.

    André Luiz

    Vitória ES
    capezio@terra.com.br

  • Olá André!
    :lol: Hehehe, parece mesmo o nome de uma cidade Iraquiana… quanto ao leão suspeita-se que deva ter sido abandonado por algum circo que passou pela região.

    Obrigado por comentar aqui no blog! Valeu!
    Abraços.

  • E ae galera… po num zoa naum hahaha… eu moro em bady, há uns 6 anos… muito bom aki…. extremamente tranquilo… e se quiser um agito soh 10 min de São José do Rio Preto… um bom lugar pra conhecer… quem sabe ateh fazer um safári… ajhajha… nem eu resisto as piadas… ahja…
    Pois eh.. esse leão ta dando oq falar… mas de concreto mesmo num apareceu nd, somente akelas pegadas…

    Bom eh isso ae… qualquer coisa eh só pergunta…

    abraço

    falow abraço

  • eu achei esse site muito legal e interessante…
  • Olá eu moro na cidade de Bady Bassitt há 6 anos mas venho a cidade desde de quando eu nasci á 16 anos, porque tenho uma tia que mora aqui á 22 anos…
    Há cidade é bem tranquila, e muito boa para se morar, quem quer um lugar tranquilo para viver, Bady é uma excelente opção.
    A cidade também é conhecida como a “cidade das praças”, cada esquina da cidade tem uma pracinha (aliás foi só isso que o prefeito fez em 8 anos de mandato).
    E sobre o leão… isso ainda é um misterio!!!
    Ninguem comenta mais nada, alguns até acredita na existencia desse felino, outros acha que é só imaginação. Semana passada eu fui na “Mata dos Macacos”, é um “ponto turítico” da cidade, e é por lá que viram o tal Leão, e eu vou confessar que me deu um certo medo de entrar no meio da mata mas, não encontrei nenhum leão lá não…rsrsrs
    Até que esse “leão” foi muito bom ter “aparecido”, antes como vc mesmo disse nunca ninguem tinha ouvido falar sobre Bady, hoje muitas pessoas conhece por causa do leão!!!
    E aproveito a oportunidade para agradecer você por ter feito essa pesquisa e divulgado aqui, o povo de Bady te agradece por isso!

    Bjusss

  • Olá Raphael!

    Heheheh, muito boa essa do safári… mais uma atração turística para Bady… Valeu! :lol:

    Abraços.

  • Oi Priscieli!

    Legal saber que você gosta de morar em Bady, acho que a sua cidade deve ser umas das poucas no Brasil onde se pode viver tranquilamente hoje.
    Não sabia desse detalhe da “cidade das praças”, bem interessante (risos) e quanto ao leão, acho que esta história vai virar “lenda urbana” por ai… :lol:
    Obrigado pelos elogios e agradeço a você também por ter colaborado com o blog. Valeu! ;-)

    Abraços.

  • O Município de BADY BASSITT-SP proíbe a queimada nos canaviais.

    Bady Bassitt localização: A 7 km de uma das maiores cidades do interior de São Paulo: São José do Preto-SP. (450 km de São Paulo, capital.).

    O Município de Bady Bassitt através do seu Prefeito Dr. Airton da Silva Rego sancionou a lei aprovada pela Câmara Municipal proibindo a queimada nos canaviais, com isso deram mais importância ao ser humano e a natureza diante do poder econômico. Atitude de políticos conscientes e comprometidos com seu povo, que muitos deveriam seguir o exemplo.
    A safra da cana de açúcar do ano de 2008 já começou e novamente a população está enfrentando o desconforto das fuligens originadas das queimadas nos canaviais. Conforme acordo entre os produtores e o governo do Estado de São Paulo o fim das queimadas foi antecipado para 2014, portanto ainda restam 06 anos para que ela seja totalmente abolida.

    É tempo suficiente para agravar enfermidades respiratórias nas pessoas menos resistentes, idosos e crianças. São partículas inaláveis potencialmente nocivas a saúde dos seres humanos, atingido a boca, o aparelho respiratório e os intestinos.

    E no campo podem dizimar muitas espécies da fauna nativa chegando a números espantosos, muitos deles incinerados sem deixar vestígios (pequenos roedores, pássaros, insetos) aves e mamíferos. Um extermínio que pode levar ao descontrole das pragas por falta dos predadores naturais, levando ao maior uso dos agrotóxicos contaminando com mais rigor o meio ambiente, os rios, o lençol freático e uma possibilidade terrível: A contaminação do Aqüífero Guarani. E como fica a questão da agua?

    A proibição no município de BADY BASSITT-SP é uma contribuição importante para resolver o problema, no entanto se outros municípios da mesma região também não tomarem a mesma atitude corajosa, a poluição das queimadas pode atravessar fronteiras, pois essas partículas e gases segundo estudo podem viajar até 40 km ou mais conforme as direções dos ventos.

    Nesse segmento de proibição municipal das queimadas estão entre outros, os municípios de Limeira, Birigui, Piracicaba, Santa Bárbara do Oeste, Bebedouro, São José do Rio Pardo, Aguaí, Amambaí, Barretos, S.J.R. Preto, Avaré, Matão, Americana e agora Bady Bassitt etc. .
    Chamamos atenção que os municípios de Americana e Limeira já ganharam na justiça (TJ-SP) uma ação de inconstitucionalidade contra as leis municipais movida pelos usineiros.

    LEI Nº. 1872 DO MUNICÍPIO DE BADY BASSITT DE 20 DE MARÇO DE 2008:

    “DISPÕE SOBRE A proibição do emprego do fogo no âmbito do município de Bady Bassitt, conforme especifica”.

    Dr. AIRTON DA SILVA REGO, Prefeito Municipal de Bady Bassitt, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por Lei,
    FAZ SABER, que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
    ARTIGO 1º – É vedado o emprego do fogo no perímetro urbano de Bady Bassitt, compreendendo inclusive as extensões urbanizadas:

    na prática de limpeza, mediante a combustão de materiais desprezados, dentre os quais os recicláveis;
    na prática de queimadas, para eliminação de qualquer forma de vegetação.

    ARTIGO 2º – É vedado o emprego do fogo em toda a extensão territorial do Município de Bady Bassitt na despalha da cana-de-açúcar, como método de pré-colheita.

    ARTIGO 3º – O Executivo, via de decreto regulamentará a presente Lei, inclusive para a fixação de penalidades aos infratores e/ou responsáveis e atribuição fiscal.

    ARTIGO 4º – Esta Lei entra em vigor em 30 (trinta) dias, contados da data de sua publicação, revogando expressamente a Lei nº. 1.419, de 08 de outubro de 1998 em todos os seus termos e demais disposições em contrário.

    Prefeitura Municipal de Bady Bassitt, 20 de março de 2008.

    AIRTON DA SILVA REGO
    Prefeito Municipal

    Registrada no livro próprio de Leis nº. 27 e, em seguida publicada por afixação nos locais públicos de costume, na mesma data.

    UMBERTO BARUFFI JUNIOR
    Secretário

  • Olá Rivaldo!

    Suas informações são muito importantes para o conhecimento de todos. E é bom saber que a cidade está preocupada com a poluição e a qualidade de vida de seus moradores. :-)

    Obrigado pela sua colaboração!

    Abraços.
    Reinaldo.

  • Obrigada por tirar minha dúvida, sobre esta cidade.´Aliás como tem cidade no estado de São Paulo, um nome pior que outro. Eu sou da capita e esqueço que o estado não é só Sampa, tem um monte de “interioranos” espalhados por ai…Muito legal seu blog, já pensou em escrever um roteiro com fotos , curiosidades , etc das cidades desconhecidas?Também gostei do seu humor, achei refinado.
  • Oi Silvana!

    Agradeço pelos elogios… Fiquei feliz em saber que ajudei a tirar a sua dúvida em relação a cidade de Bady Bassit. :-)

    Abraços.
    Reinaldo.

  • Sou morador de Bady Bassitt, tem 55 anos, ou seja, nascido e criado nesta adorável cidade. Quero chamar a atenção da “PRISCIELI”, em seu comentário sobre a “cidade das praças”. Nunca ouvi falar de tal coisa. Creio que é total desinformação de sua parte, que muito me chateia, por ter apenas 16 anos e talvez tenha votado pela primeira vez e desconhece totalmente as leis de diretrizes e bases do nosso município, que não permite que em áreas que foram previamente destinadas a construção de praças, por ocosião dos loteamentos, sejam construídas quaisquer outras coisas, a não ser praças e graças a Deus que o Prefeito da época as construiu , que até então eram verdadeiros matagais, que serviam até para esconderijo do tal Leão rsrsrsrsr.
    Se for escrever sobre Bady Bassitt, ficaria dias, pois conheço muito sobre sua história. Só para se ter idéia, Bady Bassitt, completou no dia 18 p.p., 50 anos de emancipação politica e administrativa, portanto vivenciei o mandato de todos os prefeitos que o muncipio teve. Quero destacar o saudoso “João Matheus Telles de Menezes” carinhosamente conhecido por “Sr. João Bento” que foi o primeiro prefeito, cujas realizações durante seu mandato- 1960/1963, proporcionou estrutura administrativa e política, para o desenvolvimento de Bady Bassitt, que hoje é esta cidade adorável, acolhedora, tranquila, excelente para se viver.Portanto Priscieli, não seja injusta com os prefeitos que por aqui fizeram história, procure se informar antes de tecer algum comentário, principalmente quando se trata de internet que sem dúvida nenhuma é o maior meio de comunicação do mundo e as informações, devem ser passadas com precisão. O nosso último prefeito, nos seus 08 anos de mandato, além das tais praças que voce cita, as avenidas, o setor da saúde com atendimento 24 horas, o ensino municipal apostilado, renovação da frota do municipio toda nova, construção de escola com 2 pavimentos, nova estação rodoviária, solução do problema da falta de água, apoio aos melhores eventos da cidade, e tantas outras realizações??. Coloque a mão na consciência e reflita.
    Sugestão : todos que puderem, venham conhecer essa cidade, sua gente.
    Saudações cordiais.
  • Olá Sr. João!

    Este post a respeito de Bady Bassit está ficando cada vez mais interessante. É importante podermos ver o ponto de vista de outras pessoas e o seu relato é muito importante para nosso registro a respeito da cidade.
    Legal saber que o sr. acompanhou desde a emancipação e acompanha a vida política da cidade até hoje. Um belo exemplo que deve ser seguido por todos nós.
    Agradeço por sua visita aqui no blog! Obrigado por colaborar com mais informações a respeito da cidade de Bady Bassit. :-)

    Abraços.

  • Meu caro Reinaldo.

    E tem mais, no site da Prefeitura Muncipal, consta que o nome da cidade foi alterado de Borboleta para Bady Bassitt, pela lei estadual 8050 de 31/12/1963, e posso afirmar que efetuei busca e esta lei nada tem a ver com a troca do nome da cidade. Fica aqui um alerta e gostaria muito de saber exatamente qual foi a lei que alterou o nome do municipio.

    Agraços.

  • Olá pessoal!
    Gostaria de saber se a cidade oferece algum tipo de exame relacionado a imaginologia (tomografia computadorizada, resonancia magnetica, raio-x, mamografia, etc.
    Desde já agradeço.
  • Olá Olha Lilian aki na cidade não tem esses exames não so tem o laboratório de coleta de sangue ta Ok. Moro aki a 20 ano e posso muito bem dizer p q tem nessa cidade, ela é muito boa pra pessoas mais velhas que gostam de tranquilidade pois não tem nada o q se fazer por aki e quanto as praças é verdade a cada esquina q vc vira tem uma praça nova ((um gasto impreciso)) mais tudo bem e nosso hospital q a anos se vem dizendo q vão fazer cadê?
    Qualquer Coisa espero ajudar!!
  • Queria muito saber o nome do morador q nasce em bady bassitt… é bady bassitensce? ou algo assim?… obrigada

    adorei as informaçoes

  • Oi Duda!

    Segundo a Wikipedia, quem nasce em Bady Bassitt é “bassitense”.

    Abraços. Obrigado pela visita! :-)

  • Olá Lilian Esposito:
    Quero aproveitar para te alertar que quando voce ouvir da boca principalmente de um político, que irá construir e fazer funcionar um hospital aqui em Bady, chame-o de mentiroso.
    Segundo os critérios do Ministério da Saúde, cidades do porte de Bady Bassitt, somente poderão ter UBS ( Unidades Básicas de Saúde).Algumas cidades visinhas possuem Santas Casas, mas as Prefeituras não conseguem disponibilizar recursos financeiros para sustentá-las e por consequencia não passam de UBS. Portanto, os casos mais complicados, sempre serão encaminhados ao HB de Rio Preto. Não se deixe influenciar com promessas incabiveis. Volto a insistir, procurem se informar sempre sobre nossa cidade.
    Parabéns ao Reinaldo, é isso mesmo. Somos ” Bassitenses”
    Quanto a lei que alterou o nome do município, pesquisei muito, tenho tudo em mãos. Realmente não existe absolutamente nada que sustente a alteração a não ser em um dos anexos a lei que consta “Bady Bassitt ex Borboleta”
    Abraços
  • Sou de Bady!!! Uhuu!uhauhua

    Adorei o blog… :)

  • Era mais conhecido como coruja em bady! isso em meados de 1987!
    Apelido dado por um grande amigo o Di! Nossa , minha infância foi maravilhosa nessa cidade!
    Enchia muito o saco do manezao! Na época tínhamos uma equipe de vôlei! O delsinho, fofa, banga, Rodrigo, o lelo,
    Se alguém , por favor tiver o telefone do lelo ou adelsinho , fofa! Passa p mim!!
    Obrigado!
  • SOU DE BADY BASSITT,SIM AQUI É MUITO BOM,MAIS JA NAO É TAO TRANQUILO COMO ANTES, SEU JOAO GOSTEI DO Q FALOU,MELHOR PRAÇA DO Q MATO E AS PRAÇAS SAO LINDINHAS,NAO Q EU NAO GOSTO DE MATO AFINAL MORO NO SITIO,FALA SERIO É BOM DEMAISSSSSSSSS

Leave a Reply

*