Parabéns para a ponte!

Viva para a ponte! 82 aninhos… :-)

Morando há quase dois anos aqui em Florianópolis, não pude deixar de notar no noticiário, que hoje é aniversário de um dos símbolos cartões postais de Florianópolis e do Estado de Santa Catarina: A Ponte Hercílio Luz! :lol:

Night Shot Pontes_Floripa
Creative Commons License photo credit: Daniel MS

A ponte que liga a “ilha da magia” ao continente, chama atenção pela sua beleza arquitetônica que a diferencia das pontes que estamos acostumados a ver. É uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil nesta categoria. Inaugurada a 13 de maio de 1926 e construída durante o governo de Hercílio Luz que não viu totalmente concluída a construção da ponte, falecendo em 1924. Então a ponte que seria chamada de “Ponte da Independência”, passou a se chamar “Ponte Hercílio Luz” em homenagem póstuma ao governador.

Florianópolis em 1972
[Ponte Hercílio Luz em 1972]Creative Commons License photo credit: Halley Pacheco

A ponte está fechada para o trânsito desde 1991 e foi tombada como patrimônio histórico e cultural. Hoje ela passa por um processo de restauração realizada por uma parceria do Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura da Cidade de Florianópolis. ;-)

O Diário Catarinense preparou um infográfico bem legal:

Quer saber mais?

Wikipedia: “Ponte Hercílio Luz

Diário Catarinense: “Ponte Hercílio Luz na Capital recebe carros pela primeira vez em 17 anos


0 Responses to “Parabéns para a ponte!”


  • No Comments

Leave a Reply

*