Dia Nacional do Café.

Café é muito bom! É bom demais…

Café...
Creative Commons License photo credit: visualpanic

Hoje dia 24 de maio se comemora o dia nacional do café. Uma das bebidas mais apreciadas no mundo, quem não gosta de um cafezinho? Puro ou com leite eu nunca dispenso. Expresso então… melhor ainda… :lol:

iCafe?
[ -Depois do iPod, iPhone agora iCoffee? :lol: ]Creative Commons Licensephoto credit: charlesbrookscellist

E se você tem curiosidade a respeito desta bebida eu recomendo a leitura do site da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), lá tem uma série de informações bem interessantes sobre a história do café, desde seus primórdios até os dias atuais. Um item bem interessante é a respeito da lenda da “descoberta” do café veja só:

[...]

A LENDA DO CAFÉ

Não há evidência real sobre a descoberta do café, mas há muitas lendas que relatam sua possível origem.

Uma das mais aceitas e divulgadas é a do pastor Kaldi, que viveu na Absínia, hoje Etiópia, há cerca de mil anos. Ela conta que Kaldi, observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes e que esta energia extra se evidenciava sempre que mastigavam os frutos de coloração amarelo-avermelhada dos arbustos existentes em alguns campos de pastoreio.

O pastor notou que as frutas eram fonte de alegria e motivação, e somente com a ajuda delas o rebanho conseguia caminhar por vários quilômetros por subidas infindáveis.

Kaldi comentou sobre o comportamento dos animais a um monge da região, que decidiu experimentar o poder dos frutos. O monge apanhou um pouco das frutas e levou consigo até o monastério. Ele começou a utilizar os frutos na forma de infusão, percebendo que a bebida o ajudava a resistir ao sono enquanto orava ou em suas longas horas de leitura do breviário. Esta descoberta se espalhou rapidamente entre os monastérios, criando uma demanda pela bebida. As evidências mostram que o café foi cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yemen. [...]

Pastor Kaldi e suas cabras

[ Pastor Kaldi e suas cabras saltitantes ] :lol:

Heheheh, engraçado a parte das cabras… “…observando suas cabras, notou que elas ficavam alegres e saltitantes…“, realmente o café tem propriedades estimulantes, as cabrinhas sabiam o que era bom… :lol:

:idea: Então, leia mais lá no site da ABIC em “A história do café – Origem e Trajetória;-)


0 Responses to “Dia Nacional do Café.”


  • No Comments

Leave a Reply

*