Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Fique atento! Tem que vacinar, não pode bobear! ;-)

Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

Zé Gotinha na área: Se você tem filhos menores de cinco anos, não se esqueça que no próximo sábado, 14 de junho de 2008 tem a campanha de vacinação contra a “paralisia infantil”. ;-)

Segundo informações do Ministério da Saúde:

[...] No dia 14 de junho, o Ministério da Saúde, estados e municípios realizam a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que este ano vacinará cerca de 15 milhões de crianças menores de cinco anos.

Para a realização desta etapa da campanha, estarão mobilizadas, em todo o país, mais de 200 mil pessoas, entre servidores e voluntários, em 70 mil postos de vacinação. O transporte será assegurado por embarcações, automóveis e aeronaves para áreas de difícil acesso.

As campanhas têm por objetivo garantir a manutenção da erradicação da poliomielite no Brasil. Por isso, é muito importante que os responsáveis pelos menores de cinco anos levem as crianças para que tomem as gotinhas que protegem contra a pólio.

A vacina contra a poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única maneira de erradicar a doença em todo o mundo. Essa estratégia é fundamental para garantir a erradicação da doença porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia. Portanto, os pais e responsáveis por menores de cinco anos têm um compromisso muito importante: levar as crianças para tomar as gotinhas que protegem contra a poliomielite.

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no dia 9 de agosto.

Pólio no mundo – Segundo dados da OMS, o panorama atual da doença aponta um total de 1.313 casos em 13 países no ano de 2007. São quatro países considerados pólio-endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão. Além desses, outros nove países tiveram casos confirmados de poliomielite importados: Angola, Camarões, Chad, República Democrática do Congo, Sudão, Myanmar, Niger, Somália e Nepal.
Em 2008, até 3 de junho, foram confirmados 522 casos de poliomielite no mundo, representando um aumento significativo quando comparado ao mesmo período de 2007 com registro de 190 casos.

Atualmente, ainda há risco de reintrodução do poliovírus selvagem no Brasil devido à importação de casos provenientes de países endêmicos.

[...]

Ah! E não se esqueça de levar a caderneta de vacinação. ;-)

Fonte:
Ministério da Saúde: “Campanha vacinará cerca de 15 milhões de crianças contra a poliomielite


0 Responses to “Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.”


  • No Comments

Leave a Reply

*