Você é oneomaniaco?!

Você compra coisas demais?! Vive endividado?! Então leia isso!

Pânico, Compras!
Creative Commons License photo credit: 8zil

Ontem assistindo ao programa do Jô, descobri ou melhor aprendi mais uma: Oneomania. Você sabe o que é onio onionmania a oneomania? :-?

Explicando de maneira simples, se uma pessoa consome ou bebe demais, sem controle, até cair em coma alcoólico, nós dizemos que ela tem uma doença conhecida como alcoolismo, ou seja ela é uma pessoa alcoólatra. Ok!?

Então o que é isso? A pessoa que sofre de oneomania, é aquela pessoa que sente uma necessidade exagerada em fazer compras, muitas vezes sem necessidade, somente para satisfazer aquele “desejo” compulsivo. O oneomaníaco compra o que não precisa, gasta sem ver os limites, fica devendo na praça e não se dá conta disso e como toda doença compulsiva, esse vício afeta a saúde física e mental do doente e de todo o seu círculo familiar… 8-O

Assim como o álcool, o comprador compulsivo precisa de apoio e tratamento, existem organizações como Grupo de Devedores Anônimos (DA) que fornece informação e auxilio para quem está com o problema ou queira ajudar alguém com a oneomania.

Se você quiser mais detalhes a respeito deste assunto o Marcelo Guerra trata disso em um texto bem legal entitulado “Oneomania: Gastadores Compulsivos – uma doença cada vez mais freqüente“.

Nem precisei pensar muito para desconfiar que essa doença deve afetar mais as mulheres do que os homens, não sei porque, heheh… ;-)


0 Responses to “Você é oneomaniaco?!”


  • No Comments

Leave a Reply

*