Cuide bem dos seus joelhos.

Se ninguém escapa, então o melhor é prevenir… 😉

Cuide-se, pois a caminhada é longa!
Creative Commons License photo credit: ziga-zaga

Se existe uma coisa certa na vida, é a de que não vamos viver eternamente, então cuidar para que os sinais dos tempos não afete tanto nossa qualidade de vida é fundamental. E cuidar bem dos nossos joelhos deve fazer parte dessa estratégia, a artrose que atinge a maioria das pessoas a partir dos 40 anos foi assunto de uma reportagem do Jornal Hoje de sábado:

[…] Com o tempo, a cartilagem do joelho vai sofrendo um processo de degeneração. Esse desgaste é natural e ninguém escapa. Uma das conseqüências desse problema é a artrose; 85% das pessoas que estão na faixa etária dos 65 anos têm a doença.

A artrose atinge principalmente os joelhos porque sofrem mais com o impacto dos movimentos e do peso. Mas também afeta o quadril e a coluna. “Ela é uma doença silenciosa porque, quando começam aparecer os primeiros sinais de degeneração, a pessoa não sente dor. E ela não sente dor porque a cartilagem, que é a estrutura que está se desgastando, não tem sensibilidade. Vai doer quando chegar na parte do osso, e aí sim as pessoas começam a sentir”, explica a fisioterapeuta Viviane Frasson. […]

Ainda algumas dicas de cuidados para prevenir a artrose nos joelhos:

  • Mantenha o seu peso correto;
  • Faça exercícios regularmente para fazer as articulações trabalharem, evitando os exercícios de impacto, faça exercícios que não tragam carga exagerada sobres as articulações;

Pratique exercícios! Sempre!
Creative Commons License photo credit: Scott Ableman

Artrose X Artrite. Existem diferenças?

Posso afirmar que a artrose é o mesmo que artrite? Não! Existem diferenças, segundo artigo do site “boaSaúde”:

[…] A artrite é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações ao mesmo tempo, por isso denomina-se poliartrite. Não está vinculada com a idade, pois pode aparecer na juventude”, explica a especialista.

Existem distintos tipos de artrite, uma delas é a artrite reumatóide. Esta enfermidade compromete o estado geral da pessoa, produzindo abatimento, cansaço e perda de peso. Ademais produz inflamação, tumefação e avermelhamento da articulação. A dor é contínua em repouso e a pessoa levanta-se com muita dor e rigidez.

A artrose, ao contrário, apresenta uma dor mecânica que sente-se depois de utilizar a articulação. Geralmente é uma dor vespertina e alivia-se com o repouso. A pessoa pode levantar-se dolorida e sentir um pouco de rigidez, o que dificulta-lhe o início do movimento. Porém, em alguns minutos a rigidez desaparece e a pessoa pode movimentar-se normalmente.

A artrose diferencia-se da artrite reumatóide pelo comprometimento do estado geral. E também existem pessoas assíntomas, mas o médico pode detectar a artrose em uma radiografia. Isto mostra, entre outras coisas, que o espaço ocupado pela cartilagem é menor que o habitual porque esta está deteriorada. Dado que a cartilagem cumpre a função de amortecer a pressão e o atrito entre os ossos, ao deteriorar-se, os ossos se tocam e se desgastam. […]

💡 Cuide bem dos seus joelhos! Sua saúde agradece! 😉

Fontes:
Jornal Hoje, “Cuidado com os joelhos
Site boaSaúde, “Artrose
This entry was posted in Qualidade de Vida, Saúde and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

1 Response to Cuide bem dos seus joelhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *