Bolão da mega-sena e a nossa boa fé.

Cuidado! A ganância e a ignorância andam juntos, previna-se…

Deu no jornal: “A mega-sena acumulou!“. Basta esta noticia aparecer que as filas nas lotéricas triplicam, todo mundo já fica esperançoso e sonhando com o que fazer com os milhões de dinheiros na sua conta corrente. É mas isso é para poucos… diga-se lá, poucos e bemmm poucos sortudos, mesmo…

E ai acontece toda aquela euforia, jogar sozinho?! Pode até ser… de repente dou sorte… mas quem nunca apostou em um bolão, aquele que o amigo organizou, que os colegas do trabalho fizeram você comprar, por que caso fossem premiados, você seria a única pessoa (e pobre!) a permanecer trabalhando na empresa… afinal, se o prêmio acumulou e a bolada é grande, por que não arriscar?

E vai lá mais um dinheirinho junto com toda a fé possível para que os números saiam no sorteio… o amigo recolhe a grana da aposta, você chuta seleciona uns números para dizer que contribuiu para ganhar a bolada e lá vai mais alguém engordar a fila da casa lotéria mais próxima… 😛

No dia do sorteio é aquela ansiedade, todo mundo fazendo planos, rindo a tôa, fazendo figa…

No outro dia, se os números não foram aqueles e o bilhete não foi premiado, fica aquela sensação de decepção. Bom, sem problemas, bola pra frente…

💡 Agora o problema é: E se o bilhete é o premiado?! 😯

Eu disse problema?! Isso mesmo, pois o jogo da mega-sena oficialmente falando, só pode ser feito por um ÚNICO apostador! Isso mesmo! E ainda por cima não é nominal! Quem tiver aquele bilhetinho na mão, o papelzinho com os números iluminados no sorteio é o único e LEGITIMO dono!

Pois é… diga-se lá, “que é daí que nos descobrimos nossos verdadeiros amigos!”.

Aja tamanha confiança (ou seria inocência?!) para confiar que alguém fique com um bilhete premiado e acredite que ele será dividido…

Nos jornais existem vários casos relatando este tipo de história. Ontem todo mundo deu 50 centavos pro bolão… no outro dia, quem estava com o bilhete premiado simplesmente some ou ainda tem a cara de pau de dizer que jogou sozinho e que aqueles 50 centavos era um dinheirinho emprestado ou que só ele merece o prêmio porque “sonhou” com os números, e por ai vai…

❓ Mas e agora Bial!? Como posso continuar fazendo minha “fézinha“, sem o risco de perder meus amigos do peito para a grana da mega-sena?

A dica é bem simples: ESCREVA E ASSINE! Simples assim… 🙂 , deixe tudo claro, preto no branco, sobre o que deve ser feito no caso de ganharem o prêmio, faça o seguinte, escreva um documento onde:

  • Tenha o nome COMPLETO por extenso e ao lado a assinatura de todos os apostadores: entenda que nesta lista vão SOMENTE os nomes das pessoas que PAGARAM o bolão, não caia naquela conversa do “depois eu pago…”
  • Deixe escrito como será feita a divisão do prêmio, por exemplo: se será dividido igualmente entre todos ou se quem pagou mais leva mais proporcionalmente. Este detalhe pode evitar muitas dores de cabeça.
  • Registre os números apostados no documento;
  • Depois de feita a aposta tire cópia do bilhete original e anexe ao documento;
  • Se possível peça para que DUAS testemunhas, confiram a lista, os nomes e as regras e assinem o documento.
  • Tire duas ou mais cópias do documento e distribua entre os participantes do bolão, se for daqueles feito na empresa a sugestão é que guardem o original e deixe uma cópia naquele “quadro de avisos”, muito comum nos locais de trabalho.

Já ouviu aquele frase: “Amigos, amigos, negócios a parte…” ? Então este caso não foge a regra! Isso nada mais é que um negócio, então é bom deixar garantido seus direitos para depois não ficar por ai resmungando e chorando o leite derramado, além de perder um “amigo”… 😉

This entry was posted in Dicas and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *