Crédito Fácil? Será?!

Vivendo e Aprendendo Sempre… educação financeira!

cards
Creative Commons License photo credit: All¡son J –gone till aug 2

“Os perigos do Crédito Fácil”, este foi o tema abordado pelo programa Globo Repórter desta última sexta-feira, dia 25 de julho de 2008. O programa mostrou porque hoje existem tantas empresas que se dispõe a “dar” crédito “fácil” para as pessoas. Simplesmente as pessoas não param para pensar nos altos juros que pagam ao comprar, basta a parcela “encaixar” no orçamento e basta. A “emoção” foi outro ponto abordado como motivo para se comprar por impulso e pagar juros altíssimos, as vezes até pagando o dobro 😯 do valor real da compra.

Uma dica interessante ensinado pelo professor de economia José Nicolau Pompeo, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP): Um cálculo simples, que junto a uma planilha, pode nos indicar quanto de juros estamos realmente pagando em uma compra parcelada a perder de vista. Saber este cálculo é bom, pois é possível melhorar a nossa visão a respeito do que estamos gastando e se vale mesmo a pena comprar naquele momento ou se vale esperar mais um pouco e economizar.

Outros assuntos citados foram a aquisição de veículos com várias prestações e alguns casos de pessoas que não conseguiram pagar as dezenas de prestações. E se vale a pena comprar a casa própria por meio dos inúmeros financiamentos habitacionais existentes e qual o melhor método a escolher. Veja o que uma especialista no assunto comentou no programa:

[…] Mas como saber se o financiamento é bom ou ruim? Segundo a professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Myrian Lund: “O ideal é: trabalhe em um prazo sempre o menor possível, mesmo que nos primeiros meses seja pesado para você. Se couber no seu orçamento, faça. A escolha da modalidade onde as prestações são decrescentes é uma boa opção porque, a medida que vai passando o tempo, você vai ficando aliviado até para curtir a vida”. […]

💡 Eu tenho certo receio em realizar uma compra a prazo, ainda mais se tratando de um imóvel por exemplo. E 20, 30 anos para pagar?! 😯 Acho isso muito arriscado, pelos seguintes motivos:

  • Será que vou conseguir pagar a parcela?
  • E se eu perder o emprego?
  • Trocar de emprego, se você não estiver gostando do lugar onde trabalha, como sair com uma dívida dessas todo mês?
  • E se eu não gostar ou me arrepender do imóvel?

Assista o trecho que comenta a respeito da compra da casa própria:

➡ Veja a reportagem completa no site da Globo.com: Globo Repórter “Crédito Fácil“. 😉

This entry was posted in Economia, Educação and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *