Você é um pandorgueiro?! O quê é isso ?!

Você sabe o que é um pandorgueiro?! Nem eu… :-)

pai e filho
[A resposta está lá! No céu…]Creative Commons License photo credit: Raideres

Vivendo e aprendendo sempre…: estava tranqüilo assistindo ao jornal do almoço (ou seria na hora do almoço?), bah! aquele jornal que passa aqui em Floripa na RBS lá pelo meio-dia… quando um senhor de origem nipônica dava uma entrevista dizendo que ia bater um recorde para entrar no “Guinness Book” e tal, quando noto na legenda abaixo do nome dele escrito, lá em letras tão miúdas que tenho que forçar a minha vista e ler duas vezes para ter certeza do que tinha lido, e lá estava escrito a palavra “pandorgueiro”. Rapaz! 8-O Quase com trinta anos nas costas e nunca tinha lido / ouvido palavra parecida, achei que estivesse escrito errado e que devia se “pagodeiro”, “padeiro” ou qualquer outra coisa qualquer parecido com aquela palavra. Mas como a gente nunca sabe tudo e aprender é algo que vamos fazer sempre, fui atrás da tal palavra, e não é a mesma estava correta? Era pandorgueiro mesmo!

:?: Mas e daê Reinaldo? :-? O quê quer dizer a palavra “pandorgueiro”?

:idea: A palavra pandorgueiro tem origem na palavra pandorga que significa aqui no Brasil o mesmo que “pipa“, segundo o dicionário Priberam:

[...] pandorga

s. f.,
música desafinada e sem compasso;
charivari;

fig.,
mulher gorda, barriguda, desajeitada;

Brasil,
papagaio de papel. [...]

:arrow: Então o pandorgueiro da entrevista que comentei, nada mais é do que um “fazedor de pipas” ou alguém que gosta de fazer ou brincar com aquelas peças coloridas e de diversos tamanhos que voam pelos céus… ;-)

E para fechar o assunto, o recorde a ser quebrado era o de empinar a maior pipa, segundo o Diário Catarinense:

[...] O engenheiro Ken Yamazato vai tentar quebrar o recorde mundial do Guiness de maior pipa empinada — que é de 950 metros quadrados — no Costão do Santinho, em Florianópolis, entre os dias 19 e 25 de julho. A data ainda está em aberto, porque para empinar a pipa é preciso três dias sem chuva. [...]

Pipa empinada em 2003 tinha 481 m² (Foto: Divulgação)

Pipa empinada em 2003 tinha 481 m² (Foto: Divulgação)

A última noticia que ouvi a respeito, era de que não tinha vento suficiente para ajudar a subir a tal pipa, então acho que infelizmente ele não conseguiu quebrar o recorde… :-(

Em tempo: Li no blog “Planeta Japão” que realmente não foi bem sucedida a empreitada do senhor Ken Yamazato. Conforme informou o blog:

[...] A última tentativa de se empinar a maior pipa do mundo foi frustrada pela falta de vento e condições ideais na manhã deste sábado em Florianópolis.
A equipe do engenheiro paulista Ken Yamazato deixa Florianópolis amanhã (27), depois de duas semanas de tentativas para colocar no ar a estrutura de 1.225 metros quadrados. [...]

:idea: Boa sorte para ele e sua equipe da próxima vez… ;-)

Fonte:
Diário Catarinense: “Engenheiro tenta quebrar recorde mundial de maior pipa empinada em Florianópolis


1 Response to “Você é um pandorgueiro?! O quê é isso ?!”


Leave a Reply

*