Eclipse lunar, não perca!

Legal! 😆

moonset
Creative Commons License photo credit: ecstaticist

Se existe algo que sempre fascina e desperta a curiosidade das pessoas sem dúvida nenhuma é um eclipse e amanhã acontecerá o último eclipse lunar de 2008. Segundo o Diário Catarinense:

[…] Telescópios serão disponibilizados em Santa Catarina para a observação do segundo e último eclipse lunar de 2008, neste sábado. O eclipse também poderá ser visto a olho nu, e terá duração de aproximadamente 5 horas e 30 minutos. Em Florianópolis, poderá ser observado das 17h49min às 20h56min.

No campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, o Grupo de Estudos Astronômicos (GEA) vai colocar quatro telescópios entre o planetário e o observatório, a partir das 17h30min. No local também haverá uma palestra com Adolfo Stotz Neto, presidente do GEA. Em caso de tempo nublado ou chuvoso, o evento será cancelado. […]

E você sabe o que é um eclipse lunar? A Wikipedia responde:

[…] Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra totalmente ou parcialmente o cone de sombra projetado pela Terra, em geral sendo visível a olho nú. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. […]

Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.

Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.

❓ E será que o tempo vai ajudar? Para poder ver o eclipse seria bom que o tempo colaborasse, só que aqui em Floripa a previsão do tempo não é muito legal não… mas vamos torcer para que o tempo 🙂 melhore.

💡 Veja a previsão do tempo para Florianópolis aqui!

Não esqueça! Aqui em Florianópolis, o eclipse poderá ser observado das 17h49min às 20h56min. 😉

Fontes:
Diário Catarinense: “Telescópios estarão à disposição do público de SC para observar eclipse deste sábado
Wikipedia: “Eclipse Lunar

This entry was posted in Curiosidades and tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Eclipse lunar, não perca!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *