Eclipse lunar, não perca!

Legal! :lol:

moonset
Creative Commons License photo credit: ecstaticist

Se existe algo que sempre fascina e desperta a curiosidade das pessoas sem dúvida nenhuma é um eclipse e amanhã acontecerá o último eclipse lunar de 2008. Segundo o Diário Catarinense:

[...] Telescópios serão disponibilizados em Santa Catarina para a observação do segundo e último eclipse lunar de 2008, neste sábado. O eclipse também poderá ser visto a olho nu, e terá duração de aproximadamente 5 horas e 30 minutos. Em Florianópolis, poderá ser observado das 17h49min às 20h56min.

No campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, o Grupo de Estudos Astronômicos (GEA) vai colocar quatro telescópios entre o planetário e o observatório, a partir das 17h30min. No local também haverá uma palestra com Adolfo Stotz Neto, presidente do GEA. Em caso de tempo nublado ou chuvoso, o evento será cancelado. [...]

E você sabe o que é um eclipse lunar? A Wikipedia responde:

[...] Um eclipse lunar é um fenômeno celeste que ocorre quando a Lua penetra totalmente ou parcialmente o cone de sombra projetado pela Terra, em geral sendo visível a olho nú. Isto ocorre sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos. [...]

Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.

Animação mostrando todas as fases de um eclipse lunar.

:?: E será que o tempo vai ajudar? Para poder ver o eclipse seria bom que o tempo colaborasse, só que aqui em Floripa a previsão do tempo não é muito legal não… mas vamos torcer para que o tempo :-) melhore.

:idea: Veja a previsão do tempo para Florianópolis aqui!

:arrow: Não esqueça! Aqui em Florianópolis, o eclipse poderá ser observado das 17h49min às 20h56min. ;-)

Fontes:
Diário Catarinense: “Telescópios estarão à disposição do público de SC para observar eclipse deste sábado
Wikipedia: “Eclipse Lunar


4 Responses to “Eclipse lunar, não perca!”


Leave a Reply

*