Cuidado com a conjuntivite viral neste verão.

Cuide da saúde dos seus olhos…

In Living Color
Creative Commons License photo credit: Cesar R.

O verão está ai, calor, sol e praia… mas se você vai passar as férias pela praias da Região Sul do Brasil, fique atento. O alerta é da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (Soblec). Segundo Tania Schaefer, presidente da Soblec:

[…] só esta semana atendeu 21 casos em seu consultório, em Curitiba. “No verão, os grandes vilões para a saúde dos olhos são a proliferação de bactérias no ar, o contato com agentes químicos, a água contaminada, a maior exposição ao sol e a evaporação da lágrima” […]

[…] A médica disse que uma epidemia viral de conjuntivite se instalou em algumas regiões do Sul do país e está fazendo com que muitas pessoas se contaminem também no Paraná e outros estados. “Coincidindo com a chegada das férias, o problema se agrava e alguns cuidados são fundamentais para não transformar o momento de descanso no início de um problema para os olhos”, alerta.[…]

[…] O cuidado deve ser redobrado principalmente pelas pessoas que vão passar férias no litoral de Santa Catarina, que devem evitem tomar banhos em praias classificadas como impróprias. […]

Como se dá o contágio? A média explica que o contágio se dá pelo contato físico do olho com as mãos, com objetos, em piscinas ou pelo uso de toalhas contaminadas. “Para piorar, no calor, a maioria das pessoas se alimenta mal e têm queda de imunidade, o que facilita a contaminação dos olhos. Por isso, cuidados com a alimentação e a higiene são fundamentais”.

Quais os sintomas da conjuntivite? Coceira, olhos vermelhos, pálpebras inchadas, sensibilidade à luz e lacrimejamento. Procure imediatamente um oftalmologista no caso de ter alguns desses sintomas.

E o que fazer antes, durante e depois? Tania Schaefer cita alguns cuidados como evitar ambientes fechados e com muita gente, ar condicionado, que ajuda a disseminar a doença, restringir apertos de mão, abraços e beijos na face, não tocar objetos manuseados antes por portador da doença, lavar o rosto e as mãos com maior freqüência que o comum. Se ficar com intolerância à luz forte, usar óculos escuros, não coçar os olhos com os dedos, e se sentir necessidade de fazê-lo, usar gazes esterilizadas ou lenços de papel e descartá-los imediatamente. A médica recomenda ainda separar o travesseiro e trocar a fronha diariamente. Os casais devem, de preferência, dormir separados neste período.

❗ Atenção! E mesmo tendo desaparecido os sinais e sintomas, principalmente se foi usado colírio com corticóide, visitar novamente o oftalmologista para uma avaliação precisa.

Cuidado nunca é demais! Passe bem o verão! 😉

Fonte: Agência Brasil: “Com a chegada do verão, médica alerta para os cuidados com a conjuntivite viral

This entry was posted in Saúde and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *