Fique atento: Pimentão é o campeão dos resíduos tóxicos.

Muito agrotóxico.

Capsicum annuum
Creative Commons License photo credit: stukinha

Cuidado! As vezes pensamos que estamos nos alimentando direito com frutas, legumes e verduras, quando na verdade podemos é estar nos envenenando. 8-O A Anvisa divulgou os resultados do seu Programa de Análise de Resíduos Agrotóxicos em Alimentos (PARA). O programa analisou 1.773 amostras de 17 alimentos.

Basicamente os alimentos são coletados em supermercados e analisados.  Foram monitorados pelo programa 17 culturas: abacaxi, alface, arroz, banana, batata, cebola, cenoura, feijão, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pimentão, repolho, tomate e uva. Os resultados dessa pesquisa apresentaram algumas informações preocupantes com relação ao uso inadequado de agrotóxicos no cultivo desses alimentos. A Anvisa considera o resultado insatisfatório quando o alimento apresenta índices de resíduos agrotóxicos acima dos permitidos, ou quando detecta que foram usados venenos proibidos para aquele tipo de cultura.

Resumo dos resultados:

  • O pimentão foi considerado o alimento que apresentou pior resultado, com 64% das amostras com índices insatisfatórios.
  • Morango, uva e cenoura também apresentaram resultados insatisfatórios, acima de 30% das amostras.
  • O arroz e o feijão tiveram bons resultados, com 4,41% e 2,92% das amostras insatisfatórias, respectivamente.
  • Manga, batata, banana, cebola e maçã estão entre os que apresentaram os menores índices de contaminação, sempre abaixo de 4%.
  • O tomate também reduziu a quantidade de agrotóxicos encontrados nas amostras, de 44,72% em 2007, para 18,27% em 2008. Mesmo assim, ele ainda está acima da média geral de irregularidades encontradas nos alimentos, que foi de 15,29%.

:!: A Anvisa alertou ainda para o fato de que foi detectado uso de agrotóxicos proibidos em todas as amostras.

:idea: Você pode ler o relatório completo no site da Anvisa no documento “Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA)

Fontes:
Agência Brasil: “Pimentão contém alto índice de residuos tóxicos, constata Anvisa“;
Anvisa: “Divulgado monitoramento de agrotóxicos em alimentos“.


0 Responses to “Fique atento: Pimentão é o campeão dos resíduos tóxicos.”


  • No Comments

Leave a Reply

*