Outras alternativas para mobilidade urbana: Carros públicos.

Compartilhamento de carro.

Car Sharing
Creative Commons License photo credit: gwenael.piaser

Carros para uso público: Em andamento em vários países da Europa e em algumas cidades dos Estado Unidos, projetos de frotas públicas de veículos tem a intenção de complementar os recursos alternativos à mobilidade urbana, além do uso da bicicleta, trens ou ônibus. A idéia nem é tão nova assim, o conceito de “public car sharing“, surgiu nos anos 1980 na Suiça e desde então vem se aperfeiçoando e se espalhando por várias cidades do mundo.

A idéia é interessante levando em consideração que nem sempre precisamos de um carro disponível 24 horas por dia e atenderia a algumas necessidades como ir ao supermercado, trazer compras muito pesadas ou ir a locais de lazer, além da economia em não precisar adquirir e manter um veiculo exclusivo e desafogar o trânsito.

Segundo a reportagem “Public cars viram moda em países ricos” do Estadão:

[...] Na Itália,12 cidades desenvolvem desde 2004 um projeto bancado pelo Ministério do Meio Ambiente que insere no transporte urbano uma frota de carros públicos. Cerca de 500 carros ficam nas ruas à disposição dos usuários 24 horas por dia, 365 dias do ano, e podem ser abertos com uma chave especial que parece um cartão de crédito. Esses veículos ainda têm permissão para circular em áreas proibidas a carros comuns e direito a vagas especiais nos lugares mais concorridos da cidade. O custo é subsidiado pelo governo – para ter direito ao serviço, é preciso pagar cerca de 50 anuais, mais 0,30 por quilômetro rodado.

“Para evitar que as pessoas fiquem muito tempo com o veículo, as tarifas da quilometragem vão aumentando progressivamente e a pessoa também pode pagar uma tarifa por hora de uso”, diz Marco Mastretta, diretor da Iniziativa Car Sharing (ICS), empresa que administra o serviço. “Mas há também diversos benefícios para que as pessoas adotem os carros públicos, como, por exemplo, a exclusividade de algumas vagas de estacionamento, além de poder deixar o carro após o uso em qualquer lugar. Hoje temos mais de 15 mil italianos usando esses veículo, e o crescimento anual tem sido de 50%.” [...]

:idea: Fico pensando se um dia algo desse tipo funcionaria no Brasil! Provavelmente não… :-( mas sonhar não é proibido e (ainda) não paga imposto…. :lol:


0 Responses to “Outras alternativas para mobilidade urbana: Carros públicos.”


  • No Comments

Leave a Reply

*