Você sabe o que é CET?!

Já ouviu falar em CET?

Calcular o CET.
Creative Commons License photo credit: Scoobay

Se você mora em São Paulo diria na hora que CET é aquele órgão departamento que faz (ou não…) o possível para melhorar o caótico trânsito paulistano. Mas não estou falando da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) :-P e sim do CET (Custo Efetivo Total) que é um indicador que representa o custo total de uma operação de empréstimo ou de financiamento. Em resumo o CET representa em uma única taxa, o percentual de quanto realmente se paga em uma compra financiada ou naquele empréstimo realizado. Muita gente não sabe, mas este tipo de operação de crédito envolve uma série de taxas extras que só “aparecem” depois que a pessoa efetivou a transação. O CET serve também para facilitar a vida do consumidor na hora de fazer a comparação entre as diversas opções oferecidas pelo mercado, assim pode-se comparar se aquele empréstimo do banco X é mais vantajoso do que o do banco Y ou quanto se paga de juros no cartão de crédito ou ainda saber se aquele financiamento do carro é melhor naquela ou em outra concessionária e assim por diante. Se você não sabe calcular o CET, não se preocupe as empresas tem a obrigação de informar este número ao consumidor. Segundo informações do Banco Central do Brasil algumas questões a respeito do CET:

Quem e quando deve informar o CET? O CET deve ser informado pelas instituições financeiras e pelas sociedades de arrendamento mercantil previamente à contratação de operações de crédito e de arrendamento mercantil e também em qualquer outro momento que seja solicitado pelo cliente. O CET também deve constar dos informes publicitários das instituições.

Como é calculado o CET? O CET deve ser expresso na forma de taxa percentual anual, incluindo todos os encargos e despesas das operações, isto é, o CET deve englobar não apenas a taxa de juros, mas também tarifas, tributos, seguros e outras despesas cobradas do cliente. Com isso, fica mais fácil comparar os custos de cada instituição.

:idea:tomou um susto reparou no CET que vem especificado na sua fatura do cartão de crédito?! :-?


0 Responses to “Você sabe o que é CET?!”


  • No Comments

Leave a Reply

*