Palavra da vez: auspicioso.

Além da dancinha…

TeleVision
Creative Commons License photo credit: sacrifice_87

LOL! Que engraçado: Enquanto fico no computador tenho o costume de deixar a TV ligada e fico só escutando o áudio, como não tenho mais TV a cabo, adivinhem o canal que fica lá ligado no automático, Rede Globo… o fato que achei engraçado é poder comprovar como realmente a mídia televisiva tem o poder de influenciar e persuadir a população (mas é claro que ela nunca faria isso, imagina…) ;-) . Veja como foi fácil constatar isso: como fico escutando a TV, sempre acabo “capturando” padrões que são apresentados durante a programação, um exemplo típico é a novela “Caminho das Índias”, acabei observando que duas coisas sempre se repetem durante a transmissão: a tal “dancinha hindu” que sisma em aparecer mesmo em momentos de total crise, morte e catástrofes de todo tipo ocorridas na trama novelística e a pronúncia, quase que um mantra, da palavra “auspicioso“, isso mesmo, em qualquer frase do núcleo indiano, quase sempre, aparece a bendita palavra “auspicioso“!

:?: Agora você deve estar se perguntando: Mas e agora como você comprova sua teoria conspiratória de que o povo brasileiro é facilmente influenciável? Simples! A resposta está nas nuvens! Mais precisamente em uma nuvem de tags!

:idea: Mas antes é preciso explicar o que é uma “nuvem de tags“. Resumidamente falando, uma nuvem de tags é um conjunto de palavras que dependendo da quantidade de vezes que ela é pesquisada ou utilizada, aparece junto com outras palavras em forma de  “nuvem”, escritas com letras de tamanhos diferentes, então quando uma determinada “tag” é muito procurada essa palavra aparece em maior destaque na nuvem.

Depois dessa explicação, é só passar pelo site do dicionário Priberam da Língua Portuguesa:

Dicionário Priberam online

Dicionário Priberam online.

E olhar para a “nuvem de tags“, veja você mesmo:

Olhe para a nuvem e diga, qual a palavra mais procurada?!

Olhe para a nuvem e diga, qual a palavra mais procurada?!

:idea: Interessante, né?! Mas muito preocupante… :-|

:!: Em tempo: se você chegou aqui pelo Google procurando o significado da palavra auspicioso, vai ficar feliz! Olha ai embaixo a solução para o seu mistério, direto do dicionário Priberam:

auspicioso  | adj.

auspicioso (ô)
(auspício + -oso)
adj.
Que tem bons auspícios. = prometedor
Pl.: auspiciosos (ó).


2 Responses to “Palavra da vez: auspicioso.”


  • Com certeza a televisão ensina. Eu vim procurar o significado da palavra auspicioso porque primeiro ouvi uma amiga falando, palavra que nunca havia saído da boca dela. Na mesma semana ouvi André Marques no Vídeo Show. Deixei pra lá, não deixei de entender a ambos por isso. Mas lendo Stanislavski, apareceu a palavra… pensei: “tá ca porra”, os dois estão re-utilizando essa palavra tão arcaica?
  • Outras palavras da nuvem de tags do Priberam são as do Hino Nacional (brado / retumbante / flâmula, etc.), isso graças à Vanusa ;-)

Leave a Reply

*